Vereador Zé Maria quer o retorno de atividades no Centro do idoso em Anchieta

Com o pensamento sempre voltado para o bem estar da população e melhorias nos serviços existentes no município, o vereador José Maria S. Brandão (Patriota), apresentou na última terça (09), durante a sessão da câmara municipal de Anchieta, indicação nº 461/2019, solicitando o retorno das aulas de música e artesanato no centro do idoso.

Ao comentar sobre a indicação, Zé Maria disse que realizou a propositura, primeiro por compreender que são trabalhos de extrema importância para serem desenvolvidos, dentro do centro do idoso. Afinal, são atividades que, comprovadamente, trazem benefícios para saúde dos participantes, e também por ser um pedido dos usuários do serviço, pessoas que merecem toda atenção e respeito da sociedade.

Segundo a psicóloga Cristiane Miranda Nogueira, esse tipo de trabalho nesses espaços coletivos, auxiliam o indivíduo a buscar um diálogo interno com suas produções, transformando e atribuindo novos significados em sua vida. A relação de trabalhos relacionados a arte em geral, com o idoso e qualquer outro ser humano, é que essas tarefas simples, são capazes de abrir novas possibilidades e canais de comunicação com a psique, onde o resultado dessa experiência capacita o indivíduo a desenvolver recursos internos mais saudáveis.

A terapeuta ocupacional, Denise da Silva Krebel acrescentou, que a música e o artesanato contribuem principalmente para prevenção e promoção da saúde, além de contribuir para que o idoso resgate a memória afetiva, e nesse resgatar, ele traz fatos passados interagindo com a situação real da atualidade, mantendo a chama do deseja da vida, que muitas vezes é perdida por consequências das perdas físicas, cognitivas, afetivas e sociais. Promover tarefas ligadas à arte, dinâmicas e em grupo é fundamental no trabalho com o público da terceira idade.

Zé Maria, explica que esse é um investimento muito pequeno, perto dos ganhos e benefícios que podem trazer para vida das pessoas que frequentam o local e que ele irá lutar pelo que ele considera um direito dessa população. “São atividades solicitadas por eles, que vai enriquecer muito o trabalho desenvolvido no centro do idoso, além de fortalecer e criar laços emocionais importantes nessa fase da vida”, concluiu o parlamentar.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *