Vem aí a 12ª edição do Mundo Senai: um dia de programação e conteúdos para te conectar com a indústria

Conectar a sociedade ao setor industrial. Esse é o Mundo Senai, evento nacional que acontece no próximo dia 27 de novembro, das 10h às 18h, simultaneamente nas unidades de todo o país. A programação do Espírito Santo será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do Senai ES. Faça a inscrição na palestra pelo endereço senaies.com.br/mundo-senai-home.

E como tantas outras invenções que precisaram ser feitas no ano de 2020, devido ao cenário de pandemia de Covid-19, o Mundo Senai também se reinventou: a 12ª edição será online, mas mantendo sua essência de mostrar a contribuição do Senai para a indústria brasileira por meio da formação profissional, fomento à inovação e soluções tecnológicas, ajudando-a a alcançar o patamar da Indústria 4.0. 

Realizado anualmente, o evento conta com uma programação que contempla um dia inteiro de palestras, minicursos e atividades gratuitas para que o público conheça o dia a dia industrial, as oportunidades profissionais e dicas sobre o mercado trabalho. 

Programação 

Aqui no Espírito Santo, a abertura será realizada pela presidente da Findes, Cris Samorini; o diretor geral da Findes, Roberto Campos; e o diretor regional do Senai ES e superintende do Sesi ES, Mateus de Freitas. 

A grade de talk shows foi construída pensando nos assuntos tendências do mercado de trabalho e para ajudar os jovens a ampliarem seus conhecimentos e ampliarem sua percepção sobre a Educação Profissional, além de apontar as diversas possibilidades de trabalho para o futuro deles. 

Entre os temas estão: Inovação e Novas Tecnologias; Mercado de Trabalho e Profissões do Futuro; Novas Tecnologias, IoT (Internet das Coisas) e Indústria 4.0; e Lean Manufacturing – a filosofia de gestão criada Toyota para tornar as empresas mais produtivas, com baixos custos. 

Além disso, o público poderá conhecer os laboratórios e instalações das unidades do Senai ES, o Novo Ensino Médio do Sesi ES – pioneiro na implementação do novo modelo na Região Sudeste; e conferir uma aula ao vivo de Automotiva ministrada direto do Espaço Maker do Findeslab, o hub de inovação da indústria. 

E, claro, que esta programação rica e cheia de informação conta com um momento de lazer: um tour virtual pelo Centro Cultural Sesi, inaugurado em outubro na unidade Sesi de Jardim da Penha, em Vitória; além da Rockestra, o concerto da Orquestra Camerata Sesi que une música clássica e rock’n’roll

O fechamento estadual do evento será da diretora de Educação Senai ES e do Sesi ES, Priscilla Marques Carneiro, chamando para o link nacional. Para fechar com chave de ouro em todo o país, o Senai Nacional convidou Murilo Gun, um dos pioneiros da internet no Brasil, para compartilhar técnicas e aprendizagens sobre como aprender mais e melhor. Com uma abordagem divertida, a palestra “Como aprender aprendendo” ressalta a filosofia do lifelong learning, ou seja, a importância de nunca parar de estudar. 

Grand Prix 

Quem estiver ligado no Mundo Senai também poderá conhecer as soluções inovadoras desenvolvidas pelos alunos da entidade para problemas reais da indústria no Grand Prix (GP) Senai de Inovação. Essa é uma corrida de inovação aberta que conecta empresas, empreendedores, startups e estudantes da instituição. 

Com métodos de inovação aberta, criatividade e conceitos de empreendedorismo, as escuderias têm 72 horas para desenvolver ideias, protótipos e projetos de inovação. 

Na edição desse ano, as equipes tiveram que propor soluções para a dificuldade em se chocar ovos de aves diversas em uma mesma incubadora, de forma automática, simples e barata. Entre os benefícios, as propostas deveriam permitir quase 100% de êxito nos ovos chocados, facilidade de ajuste de temperatura e umidade de acordo com o tipo de ovo ser chocado, controle remoto e baixo custo.
 

O Senai ES realizou a etapa local em suas unidades pelo Estado e, as melhores soluções propostas de cada uma delas concorrerá a etapa regional durante o Mundo Senai. E você irá escolher as melhores ideias.  

São finalistas; Escuderia Falcon, de Cachoeiro; Escuderia Team Innovates, de São Mateus; Escuderia BEHN, de Serra; Os Gringos, de Vitória; Choque, de Vila Velha; e a Escuderia de Colatina.  

Confira a programação: 

10h: Vídeo DN 

10h05 às 10h35: Abertura 

Abertura Cris Samorini – Presidente FINDES 

Roberto Campos – Diretor Geral 

Mateus Simões de Freitas – Diretor Regional SENAI ES 

10h35 às 11h05: Talk Show sobre Inovação e Novas tecnologias (Edgar, Jorgean, Luiza Paiva) 

11h05 às 11h30: Apresentação dos Finalistas do GranPrix (Vídeos Pitches de 3min cada – 8 no total) 

11h30 às 13h: Atração cultural (Vídeos da Cultura – Rockestra 

13h às 14h: Talk Show Mercado de Trabalho e Profissões do Futuro (Flávia IEL, Anderson Garcia Scarlassara – DN, Kátia Vasconcelos ABRH – Carla IEL intermediar, Marília – Ideies) 

14h00 às 14h25: Apresentação dos laboratórios e instalações das unidades SENAI ES 

14h25 às 15h: Aula ao vivo Automotiva no espaço Maker do Findeslab – Everton Peroni 

15h às 15h30: Palestra sobre novas tecnologias, IoT (Internet das Coisas) e Indústria 4.0 (Edimilson) 

15h30 às 16h: Palestra sobre Lean Manufacturing (Erick) 

16h às 16h45: Apresentação sobre o Novo Ensino Médio (Maria Luiza e Patrícia) 

16h45 às 17h: Premiação Grand Prix (Edgar entrega a premiação) 

Agradecimento aos alunos – Priscilla Carneiro, diretora de Educação Senai ES e Sesi ES 

17h: Encerramento nacional com Palestra do Murilo Gun com o tema: “Como aprender a aprender” 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *