Vamos falar de segurança do paciente?

HIFA Guarapari promove Seminário de capacitação e conscientização dos colaboradores sem função do Dia Mundial pela Segurança do Paciente, lembrado no dia 17 setembro

Nos dias 26 e 27 de setembro, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) realizou o I Seminário de Segurança do Paciente, das 14 às 16h, na sala de reuniões. O Hospital Materno Infantil Francisco de Assis, HIFA Guarapari, apoia e incentiva a segurança do paciente, que é componente essencial na qualidade do cuidado. O objetivo foi disseminar aos colaboradores informações e práticas que resultam em  uma assistência segura. ⠀

A atividade destinada a capacitação e atualização dos colaboradores da instituição aconteceu em função do Dia Mundial pela Segurança do Paciente, lembrado no dia 17 setembro, e a equipe do NSP preparou ações para divulgar internamente o seminário, como por exemplo, o tour por todos os setores do hospital com plaquinhas e as seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente. 

Entre os temas que abordados estavam: Cultura de segurança do paciente; a importância dos protocolos internacionais; oficina de notificação de eventos adversos com estudo de casos; e apresentação de indicadores.

Segundo a enfermeira do NSP, Scarlat Horrara Leite, realizar o seminário significou um ganho para o hospital e para a equipe, mas acima de tudo para os pacientes. “O aprendizado recebido por cada colaborador irá refletir no cuidado seguro com qualidade para com os seus pacientes. Nosso objetivo maior é disseminar, contribuir e aumentar a cultura de segurança do paciente na nossa instituição. Por isso, é importante que todos participem desse cuidado desde o momento em que admitimos o paciente até a sua alta”, afirmou.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *