Valorização de escritores capixabas é debatido em evento literário online

Está acontecendo em Vargem Alta, a 1ª Festa Literária Internacional do município – LITERALTA, um evento online, com a participação de personalidades locais, nacionais e internacionais. Produção literária capixaba será objeto de discussão da última mesa de debate do evento.

Ao longo da festa literária, diversos temas referentes a cultura negra foram abordados e encerrando a roda de conversas, será debatido a temática sobre a valorização de escritores e produção literária capixaba.

O escritor, dramaturgo, roteirista e editor, Saulo Ribeiro, será o medidor da mesa, com tem convidados a escritora e atriz, Suely Bisco e a escritora vargem-altense, Elysanna Louzada.

Suely, que é formada em História e Mestre em Estudos Literários pela UFES e atualmente é curadora da Pretaria Blackbooks, 1º clube de assinantes de Literatura Antirracista do Brasil. Elysanna é formada em Letras-Inglês-Literatura, ganhadora da Comenda Rubem Braga e autora de livros para os públicos infantil, juvenil e adulto. Já esteve na lista dos 10 mais vendidos da revista Veja (categoria Ebooks) com os romances.

Divulgar autores capixabas e vargem-altenses é dos objetivos da discussão. A conversa irá girar em torno de questões de produção e difusão literária, produção independente, editoras capixabas, formas de financiamento e captação de verba, entre outros.

“É importante a abordagem do tema, para a valorização de produtores literários do município e do estado. Temos bons escritores na região e queremos enfatizar isso”, disse o produtor executivo da iniciativa, Victorhugo Amorim.

A mesa de debate é voltada para escritores e interessados em geral e acontecerá no sábado (20), as 20 horas. Acontecerá de modo online, por conta da pandemia da Covid-19, e poderá ser acessado gratuitamente pelo site www.literalta.com.

A 1ª LITERALTA é uma realização do Coletivo Campo Aberto e da empresa PAISAGEM e foi contemplado no Edital do Inciso III – Artes Integradas promovido pela Secretaria de Cultura do Espírito Santo através de recursos da Lei Aldir Blanc, via Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal.

Serviço:

LITERALTA – Festa Literária Internacional de Vargem Alta

Dias: 16 a 21 de fevereiro de 2021

Evento: Online

Site: www.literalta.com

Público-alvo: escritores, educadores e interessados em geral.

Inscrições Abertas e Gratuitas

Redes Sociais

www.instagram.com/festa.literalta

www.twitter.com/literalta

www.facebook.com/literalta

https://www.youtube.com/channel/UC4WLLQjRfYyQjpb9oU0norA

Biografia dos participantes da mesa de debate

Suely Bispo

Formada em História e Mestre em Estudos Literários pela UFES. Atriz de Teatro, Cinema e TV, foi homenageada no 9º Festival Cine Congo, na Paraíba, 2017, na 13ª Mostra de Produção Independente da ABD Capixaba (2018), e no Festival de Cinema Araçá, do Centro de Cultura Araçá, em São Mateus. É escritora, autora de Desnudalmas (2009), Lágrima fora do lugar (2016) e Resistência negra na Grande Vitória: dos quilombos ao movimento negro 2ª ed. (no prelo). Atualmente é curadora da Pretaria Blackbooks, 1º clube de assinantes de Literatura Antirracista do Brasil.

Elysanna Louzada

Escritora capixaba ganhadora da Comenda Rubem Braga, é autora de livros para os públicos infantil, juvenil e adulto. Suas obras são frequentemente adotadas em escolas e bibliotecas públicas e privadas. Já esteve na lista dos 10 mais vendidos da revista Veja (categoria Ebooks) com os romances “Uma lição de amor” e “Herdeiros do Trono”, “Drama e Fantasia”, respectivamente, voltados ao público Jovem/Adulto.

Professora do Ensino Fundamental e Médio por 10 anos, formada em Letras-Inglês-Literatura, Elysanna Louzada iniciou sua carreira como escritora em 2011 com o infantil, “Eu sou o Galo”, inspirado em sua experiência de mãe.  

Casada, tem dois filhos e mora em Vargem Alta, região das montanhas capixabas.

Saulo Ribeiro

Escritor, dramaturgo, roteirista e editor. Dentre diversas peças teatrais encenadas, destaca-se o solo Cárcere, com o ator e diretor Vinícius Piedade, peça que está há 11 anos circulando o Brasil e países como Alemanha, Portugal, China, França, Estados Unidos e Angola. Em 2016 foi contemplado com a Bolsa Funarte de Criação Literária e finalizou a escrita do romance Os Incontestáveis, obra inspirada no roteiro cinematográfico do filme homônimo dirigido por Alexandre Serafini. É um dos fundadores e editor da Cousa, editora do Espírito Santo que já publicou mais de duzentas obras literárias. Realizou oficinas de criação e difusão literária para jovens em assentamentos da Reforma Agrária, resultando na organização do livro Poesia Sem Terra. Publicou os livros Diana no Natal (contos), Ponto Morto (romance), Rip e Cal (dramaturgias) e Os incontestáveis (romance).

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *