Vale Música promove recitais de classe abertos ao público

Apresentações reunindo estudantes do Projeto Vale Música Espírito Santo vão acontecer nesta quarta e quinta, no Palácio da Cultura Sônia Cabral

Apresentar ao público o conteúdo dos estudos musicais assimilados pelos alunos em sala de aula e trabalhar a formação de plateia para a música de câmara: estes são os objetivos dos Recitais de Classe Vale Música. Uma realização do Projeto Vale Música Espírito Santo, a iniciativa vai promover apresentações abertas ao público, nos dias 29 e 30 de junho, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, em Vitória. A programação tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Os recitais serão realizados em quatro sessões: na quarta-feira (29), às 15h30 e às 19h30; e na quinta-feira (30), nos mesmos horários.

Trinta e cinco alunos e alunas do Projeto Vale Música Espírito Santo vão apresentar peças de compositores eruditos brasileiros como Radamés Gnatalli, Camargo Guarnieri, Francisco Mignone e o maestro Duda (José Urcisino da Silva); e de compositores estrangeiros como Haydn, Beethoven, Mozart e G. Fauré. No campo da música popular, destacam-se composições de Moacir Santos, Pixinguinha e Pat Metheny.

Os recitais vão abranger solistas de trombone, saxofone tenor, violoncelo, trompete, clarinete, tuba, trompa, flauta, clarinete, percussão (caixa clara e tímpanos), violino e flauta transversal, entre outros instrumentos.

Um dos destaques da programação é o concerto “As Quatro Estações” de Vivaldi, que será apresentado no dia 30, às 15h30, pela Camerata Jovem Vale Música, tendo como solista Clóvis Pereira, violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Para a coordenadora do Projeto Vale Música Espírito Santo, Júlia Sodré, o Recital de Classe do Vale Música é uma atividade pedagógica de extrema importância. “Esta será a primeira vez que realizaremos esta programação em teatro”, explica Júlia. “Nos recitais nossos alunos têm a oportunidade de desenvolver a performance musical, apresentando-se como solistas e ao mesmo tempo se capacitando para participação em vestibulares e concursos públicos. Além disso, é uma prática pedagógica que trabalha a formação de plateia, promovendo o acesso à diversidade musical”, observa a coordenadora.

Confira a programação completa no quadro abaixo:

  • Recitais de Classe Vale Música

Datas: 29 e 30 de junho

Quarta-feira (29/06) – 15h30 e às 19h30

Quinta-feira (30/06) – 15h30 e às 19h30

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral – Rua São Gonçalo, Centro, Vitória, CEP 29.015-210

Eventos abertos ao público em geral

Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

PROGRAMAÇÃO DIA 29 DE JUNHO – RECITAL DE CLASSE VALE MÚSICA – 15h30
AlunoInstrumentoPeçaCompositor
1Israel AmaroTrompeteCoronationTimothy Johnson
2Lucas DamascenoTrompeteRondinoOsvaldo Lacerda
3Rebeca VitóriaTrompetePapo FuradoDimas Sedícias
4Wagner SouzaMarimbaMichiKeiko Abe
5Katt SantosClarinetaMelodiaOsvaldo Lacerda
6Samuel dos SantosSaxAmphibiousMoacir Santos
7Eduardo MarianoSaxDescendo a SerraPixinguinha
8Matheus DamianiSaxSaxofone, por que ChorasRatinho
9Igor CowosqueGuitarraFredAllan Holdsworth
10Fernando MartinsGuitarraJamesPat Metheny
11Tiago AugustoBaixo elétricoTeen TownJaco Pastorius
12Samuel NascimentoBateriaBrianAlfa Mist
PROGRAMAÇÃO DIA 29 DE JUNHO – RECITAL DE CLASSE VALE MÚSICA – 19h30
AlunoInstrumentoPeçaCompositor
1Flávio HenriqueViolinoEncantamentoM. Camargo Guarnieri
2Deivid MagalhãesViolinoSonata in E minor k. 304 – 1° movMozar
3Samuel CabidelleViolinoSonata n° 5 em F Opus 24 – 1° movBeethoven
4Marcos Vinícius Souza de JesusViolaMinuetos 1 e 2, Suíte 1Bach
5Joyce RodriguesViolonceloÉlégie OP. 24G. Fauré
6Henryck Saymons Ribeiro de SouzaVilonceloSonata in C maiorBreval
7Leonardo RodriguesContrabaixoAprès Un RêveGabriel Fauré
8Adler LeonardoClarineteConcertino de Mignone – 1 º e 2º movFrancisco Mignone
9Ricley RibeiroTromboneSonata In F majorBenedetto Marcello
10Debora SavelliClarinetaClarinet Sonata Op.167 (3 e 4 mov)Camille Saint Saëns
11Samuel Wallace BarbosaCantoTrês Canções BrasileirasM. Camargo Guarnieri
PROGRAMAÇÃO DIA 30 DE JUNHO – RECITAL DE CLASSE VALE MÚSICA – 15h30  
GrupoPeçaCompositor
Camerata Jovem Vale Música convida Clóvis Pereira (Orquestra Sinfônica Brasileira)As Quatro EstaçõesVivaldi
PROGRAMAÇÃO DIA 30 DE JUNHO – RECITAL DE CLASSE VALE MÚSICA – 19h30  
AlunoInstrumentoPeçaCompositor
1Davi AntunesTrompaConcerto for Horn in D Major, K. 412Wolfgang Amadeus Mozart
2Thaynna EustachioSaxofone TenorFantaisie Mauresque Brasiliana n• 7 – 1 movRadamés Gnattali
3Bismark MotaTubaSuíte for tubaDon Haddad
4Elen CristinaTrompeteConcerto para Trompete em Eb – 1 movJ. Haydn
5Ana Carolina SantosFlauta TransversalDance of the Blessed SpiritsOrpheus
6Rhyan TrindadeTromboneCavativeSaint Saens
7Ricardo MagrispianoO PolichineloH. Villa-Lobos
8Matheus GermanopianoSonatina Opus 36 n°1, 1° movimento.M. Clementi
9Israel CardosoPercussão (caixa-clara)FUNNY BG.BOMHOF
10Bruna LeitePercussão (tímpanos)LEZGHINKAAnatoly Ivanov
11Ailton JuniorTrompeteSuite RecifeMaestro Duda (José Ursicino da Silva)

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2022, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: www.institutoculturalvale.org.

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:

Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 07 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade