UniversidadES abre 160 novas vagas de pós-graduação

Oportunidades estão distribuídas nos polos da UnAC dos municípios de Bom Jesus do Norte, Castelo, Itapemirim e São Mateus, sendo 40 para cada polo

Estão abertas novas oportunidades de pós-graduação, por meio do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES. Desta vez, são 160 vagas no curso de Pós-graduação (Aperfeiçoamento) em Educação Especial Inclusiva, ofertadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), e que integram as ações da Universidade Aberta Capixaba (UnAC). Os interessados já podem acessar o edital e o link para as inscrições, que estão disponíveis no site www.universidades.es.gov.br (Menu Editais > Editais Abertos). As inscrições seguem abertas até o dia 17 de junho.

O curso oferecido será disponibilizado na modalidade a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), contando com a possibilidade de encontros virtuais síncronos e realizados por meio de webconferência, previstos no cronograma de cada disciplina.

“Estamos realizando os maiores investimentos da história deste Estado em diversas áreas e na educação não seria diferente. Queremos um Estado justo para todos e para isso precisamos viver em um local menos desigual. Por meio da educação podemos gerar oportunidades que ajudam no desenvolvimento. A educação foi uma das áreas mais afetadas pela pandemia, por isso temos um longo caminho a percorrer. Com planejamento e investimentos fortes, vamos gerar oportunidades para os capixabas”, afirmou o governador Renato Casagrande.

As vagas estão distribuídas nos polos da UnAC dos municípios de Bom Jesus do Norte, Castelo, Itapemirim e São Mateus, sendo 40 para cada polo. O curso tem duração de quatro meses (240 horas), com ingresso no 2º semestre do ano letivo de 2022.

“No primeiro ano de existência, a nossa universidade estadual, a UniversidadES, já chega na terceira oferta direta de novas vagas em Ensino Superior para os capixabas. Foram ofertadas 600 vagas iniciais de pós-graduação, mais 320 de graduação, cujas inscrições ainda estão abertas, e agora temos a alegria de anunciar 160 novas vagas de pós-graduação. É a consolidação de um trabalho do Governo do Estado, com foco na educação e na geração de oportunidades aos capixabas”, destacou o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha.

O objetivo da Pós-graduação (Aperfeiçoamento) em Educação Especial Inclusiva é formar e capacitar profissionais capazes de desenvolver ações de inclusão para pessoas com deficiência e com queixas escolares na Educação Básica, Ensino Técnico, graduação e pós-graduação, e em contextos não escolares.

Trata-se da oferta de uma formação continuada sobre Educação Especial na perspectiva inclusiva, cuja finalidade é contribuir para a capacitação de graduados da área da Educação e afins, acerca dos temas: aprendizagem, processos de patologização do ambiente escolar; práticas e ações educativas na e para a Educação Especial; acessibilidade e tecnologia; e o conhecimento sobre a literatura especializada, que favorecerá a atuação e atualização dos discentes.

Os candidatos interessados devem ter diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), ter acesso à internet e habilidade no uso do computador. Para realizar a inscrição, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição e anexar toda a documentação exigida no Edital 50/2022, em um único arquivo (formato pdf), com tamanho máximo de 7 MB.

O modelo de avaliação adotado se baseia no “Histórico Profissional e Acadêmico” do candidato, que deverá realizar autodeclaração de notas e comprovação da mesma, através da documentação a ser anexada no ato da inscrição no mesmo arquivo que contém a documentação exigida no edital.

Todas as informações e links para acesso aos editais e inscrições estão disponíveis no site da UniversidadES: www.universidades.es.gov.br. Os requisitos detalhados, critérios de pontuação, além do cronograma, devem ser consultados no respectivo edital, que pode ser acessado AQUI. https://www.ifes.edu.br/processosseletivos/alunos/item/2718-edital-50-2022-edital-curso-de-pos-graduacao-aperfeicoamento-em-educacao-especial-inclusiva-unac-universidades A publicação da relação de inscritos vai acontecer no dia 20 de junho também na página do edital.

As dúvidas sobre o processo seletivo e o edital 50/2022 deverão ser esclarecidas exclusivamente pelo e-mail: [email protected]

Graduação

Também estão abertas as inscrições para 320 vagas de graduação no curso de Tecnologia em Sistemas para Internet. O edital também foi lançado pelo Ifes e compõe as ações da UnAC. As inscrições para essa graduação seguem até o dia 13 de junho. Para participar, o interessado deve se ater às regras dispostas no edital Ifes Edital 41/2022 (ACESSE AQUI). https://www.ifes.edu.br/processosseletivos/alunos/item/2714-edital-41-2022-processo-seletivo-do-curso-de-graduacao-em-tecnologia-em-sistemas-para-internet

Este edital contempla oito polos da UnAC, nos municípios de Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Mantenópolis, Mimoso do Sul, Piúma e Venda Nova do Imigrante. São 40 vagas para cada polo. O curso tem duração de três anos (2.010 horas).

Saiba mais sobre a oferta de vagas de graduação da UniversidadES, clicando AQUI. https://inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br/Noticias/inscricoes-abertas-para-320-vagas-de-graduacao-do-sistema-universidades

UniversidadES

O Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), foi instituído pelo Decreto nº 5.009-R, de 11 de novembro de 2021. O sistema reúne e organiza as políticas públicas estaduais de educação profissional de níveis Técnico e Superior, além da pesquisa, extensão e inovação. Os cursos são nas áreas STEAM – do inglês: Science (Ciências), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Arts (Artes) e Mathematics (Matemática) – motores econômicos para a indústria 4.0 e os desafios do futuro.

Além da estruturação de um sistema estadual integrado de Ensino Superior e Profissionalizante, com a oferta gratuita de formação e capacitação aos cidadãos do Estado do Espírito Santo, a UniversidadES traz ainda novas vagas de graduação e pós-graduação para os capixabas, por meio da criação da Universidade Aberta Capixaba (UnAC).

O programa visa ainda a gerar oportunidades de emprego e renda para os capixabas, por meio de três eixos: a oferta de Ensino Superior de graduação e pós-graduação; oferta de Ensino Técnico, profissional, educação financeira e empreendedora; e o investimento em pesquisa, extensão e inovação. O Sistema UniversidadES foi desenhado de modo a colaborar e dar suporte na estratégia de cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação (em especial as metas número 6, 11, 12, 13 e 16).

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade