Unimed Sul Capixaba faz chamado para a realização de exame de mamografia entre clientes

Para incentivar as mulheres a realizarem o exame periódico de mamografia, pensando na detecção precoce do câncer de mama, a Unimed Sul Capixaba iniciou uma nova rotina junto às suas  clientes, convidando àquelas que estão com exames de rotina pendentes a realizarem o exame na Unimed Diagnóstico, em Cachoeiro de Itapemirim, tendo como benefício a isenção do pagamento da coparticipação. 

A ação teve início em junho e é voltada para mulheres sem registro do exame de mamografia nos últimos dois anos e que possuem idade entre 50 e 69 anos. “É interesse da Unimed Sul que todas essas clientes tenham a mamografia em dia. Sendo assim, a nossa equipe tem entrado em contato para que elas façam o agendamento e compareçam ao nosso serviço de diagnóstico localizado no novo Hospital Unimed”, explica o gerente de Atenção Integral à Saúde, Eduardo Tonole Dalfior. 

Os contatos estão sendo feitos de forma progressiva. As mulheres que preenchem o critério para realização do exame também podem ligar para o serviço de Promoção de Saúde da Unimed Sul Capixaba, no telefone (28) 2101-6302, para obter mais informações e agendar o exame.

“Embora essa seja uma ação que anualmente ocorre durante a campanha do Outubro Rosa, o objetivo a partir de agora é manter uma rotina constante para alertar todas as clientes sobre a importância do exame de rotina. É uma forma de alertar as mulheres sobre a importância de manter os exames preventivos em dia e que a pandemia não deve ser motivo para descuidar da saúde”, afirma Eduardo Tonole Dalfior. 

A professora Luzia Maria Sartório, de 63 anos, foi uma das clientes que realizou o procedimento recentemente. “Costumo fazer a mamografia anualmente, na mesma época do exame ginecológico. Porém, dessa vez ainda não tinha feito. Então, quando me ligaram, aceitei a oferta e agendei. Se não tivessem me ligado eu realmente não teria feito o exame nesse momento por conta da pandemia. A gente fica meio assustada e até com medo de se deslocar para fazer os exames de rotina”, confessa. 

Segundo Luzia, ela foi muito bem acolhida no dia da mamografia. “Fui logo atendida e tiveram o cuidado de não haver aglomeração de pessoas no local. Seria muito importante se todas as mulheres tivessem acesso aos exames de rotina e condições de se prevenir. É algo que evitaria danos maiores à saúde no futuro. A prevenção deve ser prioridade”, diz Luzia. 

A advogada Geovana Galito de Oliveira, de 50 anos, afirma que atrasou os exames de rotina por causa da pandemia. “Vou ao ginecologista uma vez por ano, regularmente. Faço acompanhamento médico porque tive de retirar os ovários ainda jovem por conta de um cisto. Na época era atendida pelo SUS e levou-se muito tempo para que tivesse um diagnóstico. Quando os médicos descobriram já era tarde e tive de retirar os ovários. Desde então, faço reposição hormonal”, ressalta. 

Ela atendeu ao chamado da Unimed Sul Capixaba por saber da importância da prevenção. “As mulheres precisam mesmo ser incentivadas e orientadas a se cuidarem. Essa iniciativa precisa continuar porque o câncer de mama é uma realidade e pode matar”, afirma a advogada. 

O  gerente de Atenção Integral à Saúde, Eduardo Tonole Dalfior, ressalta que, apesar do objetivo ser incentivar a realização do exame, fica a critério da cliente realizá-lo neste período de pandemia. “Para garantir a segurança nos atendimentos, estamos adotando todos os protocolos de proteção e higienização estabelecidos, com agendamentos, triagem na recepção e respeito ao distanciamento entre as pessoas”, finaliza.  

Mamógrafo da Unimed Sul é único na região Sul 

Os novos equipamentos adquiridos pela Unimed Sul Capixaba para o novo Hospital Unimed incluem um aparelho de mamografia totalmente digital recém-lançado no mercado. Com compressor curvo, que envolve a mama da mulher ao invés de comprimi-la, o equipamento reduz em até 93% o desconforto para a mulher durante o exame, enquanto aumenta a eficácia na descoberta do câncer de mama. O mamógrafo também possui a possibilidade de imagens 3D, assegurando um alto grau de confiabilidade nas imagens, menos exposição e mais conforto às pacientes. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *