Unimed: Cateter Nasal de Alto Fluxo: Um grande benefício no tratamento da Covid-19

Equipamento, usado pela Unimed Sul Capixaba, causa menos dor e permite que o paciente fale e se alimente por via oral enquanto o usa

A Unimed Sul Capixaba investiu em um novo aparelho de suporte respiratório para tratar pessoas com Covid-19 de forma menos invasiva. Chamado de Cateter Nasal de Alto Fluxo (CNAF), o equipamento pode ser utilizado por pessoas que necessitem de uma oferta maior de oxigênio, situação muito frequente em pacientes internados devido ao coronavírus, bem como em outras doenças que acometem os pulmões. 

“Ele pode ser usado em qualquer quadro onde o paciente necessite de uma oferta maior de oxigênio, caracterizado muitas vezes pela descrição ‘falta de ar’. Ocorre nos casos de pneumonia, de edema pulmonar e na própria Covid-19”, explicou o médico intensivista e nefrologista Marcellus Gazola Grilo, da Unimed Sul Capixaba.

Grilo pontuou que esse aparelho evita, muitas vezes, a necessidade de realizar a intubação orotraqueal, situação onde é necessário o uso de ventilação mecânica. Para ele, o novo método se soma a outras alternativas habituais usadas para melhorar a oferta de oxigenação, sendo uma importante ajuda no arsenal usado no tratamento da Covid-19.

“Quando o paciente tem necessidade do uso do respirador, apesar do seu benefício, ele passa a ficar também exposto a complicações inerentes da ventilação mecânica, como a lesão pulmonar induzida pela ventilação mecânica e um risco maior de infecção pulmonar”, explicou o médico.

O aparelho está sendo utilizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed em pacientes com Covid-19 e vem apresentando um bom resultado.

“Este cateter tem outros diferenciais além da ajuda no tratamento, como o fato de ser, na maioria das vezes, bem tolerado pelo paciente e permitir que ele fale e se alimente por via oral enquanto usa o cateter. O cateter também conta com fluxo de ar aquecido que ajuda nas vias aéreas”, ressaltou.

Aparelho 

O Cateter Nasal de Alto Fluxo (CNAF) funciona a partir de uma mistura de gases condicionados (aquecidos e totalmente umidificados) para pacientes, por meio de uma cânula nasal, colocada nas narinas.

“O dispositivo pode oferecer o ar inspirado em concentração de 100% de oxigênio, isto é, oxigênio puro com muito conforto”, explicou Grilo.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *