Unidade da Unimed Sul Capixaba no centro de Cachoeiro completa 27 anos nesta sexta-feira

A Unidade da Unimed Sul Capixaba no centro de Cachoeiro de Itapemirim completa nesta sexta-feira, 11 de setembro, 27 anos. Primeiro recurso próprio da cooperativa para atendimento dos clientes no Sul do Estado, a unidade, desde março deste ano, funciona exclusivamente como Maternidade Unimed e Pronto Atendimento 24h, adulto e infantil para situações de urgência e emergência.

Com estrutura moderna e espaços amplos e confortáveis, a Maternidade Unimed conta com sala de parto que disponibiliza para a gestante uma série de facilidades para o momento tão especial que é a chegada do bebê. Entre os serviços de apoio estão bolas de bobath, fisioterapia pélvica, banheira aquecida e técnicas de conforto e alívio da dor durante a evolução do parto.

O diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba, Leandro Baptista, ressalta que a unidade do centro tem um papel estratégico para o atendimento dos clientes. “A começar pela sua localização: está na área central de Cachoeiro, o que é muito relevante para os casos de urgência e emergência no Pronto Atendimento. Já a Maternidade proporciona uma assistência completa e integrada, que compreende, além de Centro Obstétrico e da Sala de Parto, UTI Neonatal e UTI Pediátrica e Unidade de Atendimento ao Recém-Nascido e à Criança, além de Centro de Diagnóstico por Imagem e Laboratório”, explica.

Durante a pandemia, com o objetivo de apoiar as grávidas, que precisam priorizar o isolamento social, a Maternidade  Unimed realiza visitas virtuais agendadas à Sala de Parto, possibilitando que elas e  seus familiares conheçam a estrutura da unidade. As visitas são agendadas previamente, pelo telefone (28) 99993-1502, e acontecem de segunda a sexta, das 8h às 17h, por videochamada.

A unidade desenvolve o Método Canguru para recém-nascidos prematuros e recém-nascidos de baixo peso. A primeira etapa da metodologia ocorre na UTI Neonatal, com a manutenção do bebê em posição vertical junto ao corpo da mãe ou de outro familiar, na posição canguru.

Já na segunda fase do programa o recém-nascido permanece com a mãe em posição canguru o maior tempo possível, com enfoque no aleitamento materno e com a participação do pai. A prática visa à humanização e que os pais tenham uma maior participação nos cuidados neonatais.

“Osrecém-nascidos prematuros são acompanhados até que cheguem a 1,8 kg na UTI Neonatal, sendo transferidos depois para uma Unidade Intermediária. Ao atingirem 2,0 kg, têm alta da Unidade Canguru da Maternidade Unimed, indo para casa. Passam, nesta etapa, a terem acompanhamento mais frequente, que pode ser semanal ou a cada 15 dias, no consultório do seu pediatra, até completar 2,5 kg, encerrando, assim, o Método Canguru”, explica a pediatra Grazielli Grillo, médica coordenadora da Linha Assistencial Materno-Infantil da Unimed Sul Capixaba.

Gestante de 30 semanas, Lilian Campos Torquato, de 29 anos, residente em Cachoeiro de Itapemirim, já escolheu a Maternidade Unimed para ter sua Jhully Annie. “Eu sempre sonhei, ao engravidar, ter parto normal, humanizado, pois ele é melhor para a mãe e para o bebê, além de tornar o nascimento uma emoção maior”, afirma Lilian.

A Maternidade Unimed possui Sala de Parto Normal, com estrutura moderna, acolhedora e com equipamentos para auxiliar a gestante durante o período do parto. A unidade conta com uma equipe de Enfermagem composta por Enfermeira Obstetra exclusiva que atua junto aos obstetras durante o nascimento do bebê.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *