TUDO COMBINADO: as ausências na sessão da Câmara de Anchieta e o registro da chapa de Niltinho deixando Renato de fora

Seis vereadores faltaram a sessão que elegeria Mesa Diretora da Câmara de Anchieta e presidente fará nova convocação.

A sessão extraordinária que elegeria a nova Mesa Diretora da Câmara de Anchieta foi encerrada minutos depois de ser aberta pelo presidente Edson Vando de Souza, por falta de quórum, ou seja, seis vereadores faltaram os trabalhos na manhã desta sexta-feira, 10 e não justificaram.

Contudo ficou bem clara a ausência dos vereadores, Renato Lorencini (PSB), Pablo Florentino (PMN), professor Robinho, (Avante), Rodrigo Semedo (PP) e Serginho (PSD). Eles deixaram um recado evidente que estão revoltados com postura do vereador Niltinho, que fez uma manobra orientada por alguém que não quer Renato na presidência da Casa de Leis de Anchieta.

Faltou a sessão também o vereador Renan Delfino que assinou a chapa de Niltinho. A reportagem não conseguiu falar com ele, que, dizem os bastidores, ter mudado de ideia na última hora.

Vale ressaltar que a chapa I, registrada por Renato tinha o apoio declarado de Niltinho em plenário, mas, ele acabou voltando atrás e registrando a sua própria chapa na semana passada e contando com o apoio do presidente.

Com as ausências dos vereadores que formavam a chapa do socialista Renato Lorencini, o presidente da Câmara não teve outra opção a não ser encerrar a sessão e lamentar. “Os componentes da chapa de Renato não se fazem presentes. O que intriga é que todos faltaram ao mesmo tempo, vamos reconvocar a sessão por não haver número suficiente para votação dos projetos, não tem como continuar. A Mesa deve convocar outra eleição. As discussões devem ser internamente, pode haver uma terceira chapa”, frisou Edson, o presidente da Câmara.

Nos bastidores da política da Terra do Santo José de Anchieta comenta-se que o prefeito não queria nem Edinho, nem Renato preferindo usar ‘o mais fraco’, politicamente falando, atraiu Niltinho e este precisava de um álibi para sair bem no cenário. Como numa orquestra bem ensaiada Niltinho teria combinado com Edinho para que o presidente exonerasse os seus cargos e jogaria para Renato a conta, que ficaria com o compromisso de pedir ao prefeito que segurasse os comissionados para que ele continuasse apoiando a chapa I. Como orquestra toca em sinfonia, o prefeito segundo os bastidores saiu de cena, bem à francesa, usando uma gripe que teria deixado derrubado, quase uma Covid-19, com sintomas semelhantes, porém, com resultado não positivado. A cena foi tão bem ensaiada que nem mesmo na Missa em homenagem ao dia do Santo o prefeito se fez presente. Com o celular sem atender ao grupo de Renato, nem mensagens de texto, o tempo passou e Niltinho, indignado com o seu pessoal fora da Casa teve as provas suficientes para deixar o apoio a chapa de Renato e lançar a sua.

Como resposta ao ato orquestrado, os vereadores que apoiam Renato decidiram não comparecer à sessão desta sexta-feira.

A Reportagem tentou falar com Renato Lorencini sobre a falta sem justificativa e ele sucinto, dizendo que, como ficou prejudicada a sua chapa não haveria motivo para ir à eleição. Mas ele está tranquilo porque está na politica há mais de 20 anos e entende muito bem do jogo. Disse que o jogo ainda trará novos lances.    

A reportagem falou com o secretário de Governo da Prefeitura para saber como está o prefeito Fabricio Petri que saiu de cena completamente. O prefeito tem os dois grupos aliados e achou mais prudente deixar que os próprios vereadores chegassem a um consenso. A informação é que Fabricio apresentou sintomas da Covid-19 por isso tem estado ausente da cidade e nem no dia do Santo apareceu.

O que intriga o grupo de Renato é que Fabricio teria participado das conversas para composição da chapa dele, porém, depois apareceu Niltinho com um discurso diferente, mesmo tendo declarado em plenário apoio a Renato.

O vereador Niltinho falou com a reportagem, disse que acordo quando é quebrado gera consequências. “Não procede combinado. Se eu tomei alguma decisão foi baseada na questão de cada colaborador que compõe comigo, relacionamentos são feitos de acordo e a quebra de acordo gera consequências, poderá neste momento ter a conotação de que quem quebrou o acordo foi eu, mas você verá que não. Estou muito tranquilo, a presidência não foi ambicionada por mim. O meu projeto era ser vereador, vida que segue, o meu compromisso é de manter em retidão a vereança e como toda a minha vida”, assegurou.

Quando Niltinho foi questionado sobre qual acordo havia entre ele e Renato, ele desconversou e afirmou que não existe acordo e sim reciprocidade. Agora é esperar as cenas dos próximos capítulos.

Foto: Divulgação/ Câmara

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *