Transforma Cachoeiro estreia com 9 mil atendimentos no Village da Luz

Os serviços mais procurados durante o mutirão foram os da área de saúde

O primeiro mutirão de serviços públicos do programa Transforma Cachoeiro, realizado no último sábado (28), no bairro Village da Luz, teve, aproximadamente, 9 mil atendimentos. O evento, que aconteceu na praça Dom Luiz Gonzaga Peluso, contou com a participação de 300 voluntários, entre representantes das secretarias, de órgãos e autarquias municipais e de instituições parceiras.

O trabalho na região do Village da Luz – que abrangeu também bairros como Bom Pastor, Fé e Raça, Rubem Braga e Novo Parque – teve início 15 dias antes do evento. Com isso, 35 vias públicas receberam obras de pavimentação, patrolamento, drenagem, tapa-buracos e demais intervenções em infraestrutura, com aplicação de 114 toneladas de massa asfáltica e 1.175 toneladas de saibro. Ações de limpeza urbana e troca de lâmpadas de postes por toda a região também foram reforçadas.

Os serviços mais procurados durante o mutirão foram os da área de saúde: 1.643 atendimentos. Centenas de pessoas aproveitaram para fazer testes rápidos, colocar a vacinação em dia ou receber atendimento clínico, psicológico, odontológico e nutricional, dentre diversos outros.

“Eu gostei muito desse programa, em especial, a parte da saúde, porque muitos exames que a gente custa a conseguir, aqui estamos conseguindo fazer na hora e, ainda, pegar o resultado. O atendimento foi muito rápido, melhor do eu esperava”, afirmou Angelina Pinheiro Saldanha, moradora do Village da Luz.

Carteira de Identidade

Outro serviço bastante procurado foi de emissão de Carteira de Identidade. Foram 132 pedidos de RG atendidos, 116 pré-agendamentos para atendimento posterior de pessoas com problemas de documentação na ocasião e 60 encaminhamentos para pessoas que não possuíam certidões.

“A fila andou muito rápido e os atendentes nos trataram muito bem. Estou muito satisfeito de conseguir fazer o RG das minhas filhas aqui no meu bairro, porque é muito mais demorado fora daqui e é mais difícil ter disponibilidade para ir fazer”, comemorou Ilton Cesar Moreira, outro morador do Village.

Esporte e Lazer

O mutirão também teve como destaque a realização de diversas atividades lúdicas, recreativas e esportivas. “Uma ação maravilhosa para as crianças, muito organizada e divertida. Eu também aproveitei, fiz exames de glicose, medi a pressão. Fico feliz com essa ação”, destacou o morador Mário Félix.

A prefeitura ainda realizou melhorias nos espaços de esporte e lazer da região. A praça Dom Luiz Gonzaga foi revitalizada, incluindo intervenções na quadra de esportes e na academia ao ar livre, além de instalação de playground para crianças. No bairro Novo Parque, um campo de futebol que está desativado há anos é recuperado – foi realizada a drenagem e serão colocados 4 mil metros quadrados de grama nas próximas semanas. No Village, uma quadra de esportes de areia está sendo erguida.

“O Transforma Cachoeiro visa a melhoria permanente das comunidades que necessitam de um apoio maior do poder público. O evento de sábado foi fundamental, porque as pessoas têm a possibilidade de acessar vários serviços de maneira rápida e prática, num mesmo lugar. Mas o trabalho começou antes do mutirão e segue depois dele”, afirma o secretário municipal de Modernização e Análise de Custos, Alexandro da Vitória.

“É muito gratificante ver a felicidade no rosto das pessoas e saber que esse programa visa o bem-estar social não somente a curto prazo. No final de outubro, realizaremos mais uma edição. O trabalho segue pelo município”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *