Testes para Covid_19 nas Escolas de Anchieta detectam muitos casos de alunos infectados e aulas podem paralisar.

Somente na Escola Amarilis pelo menos 20 alunos foram notificados e em Iriri, a informação é 15 estudantes tenham sido contaminados com o novo Coronavírus. A informação não foi confirmada pela Secretaria de Educação, nem de Sáude, mas os números são preocupantes

A Secretaria de Educação de Anchieta (Seme) em parceria com a Secretaria de Saúde está realizando testes para detecção da Covid-19 nos alunos da rede municipal das séries do fundamental I e II, ou seja, nas crianças a partir de 06 anos.

Os testes começaram nesta terça-feira, 24, sendo realizados nas escolas por técnicos da saúde com supervisão da equipe da escola. Para os alunos do fundamental I estão sendo realizados o teste rápido (furo no dedo), e os alunos do fundamental II tem a opção de escolha entre teste rápido ou RT-PCR (cotonete no nariz).

O elevado número de alunos positivados, assintomáticos podem acabar suspendendo as aulas em Anchieta. Os testes continuam sendo realizados e a Reportagem não conseguiu os números oficiais.

Segundo informações apuradas pela reportagem, os alunos já foram testados e muitos foram notificados nas escolas Amarilis, Terezinha Godoy, Novo Horizonte, Manoel de Paula Serrão em Iriri, Tia Marlene Petri, Itaperoroma Baixa, Alto Joeba. No Centro de Educação Infantil “Francisco Giusti” a metade dos alunos está gripada e com sintomas da Covid-19.

Na Escola Amarilis 20 alunos teriam sido positivados para a Covid-19, em Iriri, na Escola Manoel de Paula Serrão 15 alunos, mas os números exatos não foram repassados pela Vigilância em Saúde, que neste sábado está envolvida com o mutirão de vacina.

A direção da Escola de Iriri informou que a realização das testagens nas escolas foi uma parceria do Governo do Estado com a Secretaria de Municipal de Saúde. As informações técnicas, os resultados dos testes são de competência da secretaria municipal de saúde, a vigilância sanitária.

De acordo com o secretário de Educação, Carlos Ricardo, que está de licença, os casos detectados foram encaminhados à Vila Olímpica para realização do PCR via Lacem.

“O que sei te dizer é que a realização dos testes é uma forma de prevenção, “achando” possíveis transmissores assintomáticos do vírus, interrompendo a cadeia de transmissão. Quem positivou no teste rápido foi encaminhado para Vila Olímpica para fazer o PCR via Lacen e está aguardando a contraprova, sendo isolados para quarentena. Até então e a equipe da Saúde vem realizando a busca ativa dos contatos próximos à essas crianças”, disse o secretário de Educação.

Após os resultados da contra prova e dos contatos próximos à cada criança, a equipe da Vigilância e da Saúde irão avaliar a necessidade de suspensão de aula em alguma turma ou escola, adiantou o secretário de Educação que frisou não estar por dentro dos números e está de férias.

O jornal aguarda os números dos testes realizados nas escolas, bem como o número de escolas que já foram testadas, o número de casos positivos e negativos. Aguarda também um posicionamento da Secretaria de Saúde e da Educação de Anchieta em relação a continução das aulas, uma vez que os pais estão preocuopados.

O município conta com cerca de 4000 alunos matriculados no fundamental I e II. Os testes continuam sendo realizados até o fim do mês de agosto.

A Reportagem tentou falar com a Secretária de Saúde, mas ela sugeriu que o chefe da Vigilância em Saúde falasse sobre a testagem dos alunos que ainda continua.

O coordenador da Vigilância informou que os dados só tem como serem repassados na segunda-feira, pois estão com a equipe de testagem escolar.

A Comunicação não atendeu as ligações e nem respondeu as mensagens enviadas pelo jornal.

Os números em Anchieta de casos notificados aumentaram nesta semana devido a testagem dos alunos. O Espaço do jornal está aberto ao pronunciamento da Prefeitura de Anchieta sobre o assunto que é muito sério.  

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *