É o Máximo

“O que veio para me ofender, me segregar, me fortaleceu – ser bruxa é assumir o feminino livre e assertivo; fui educada por mulheres independentes (Edna, Rhina e Tina – de pouco estudos, mas de muitas leituras), por isso, não temo fogueiras: aprendi, desde cedo, a dançar nelas”. (Beatriz Fraga)

 

São Camilo perde a maior referência em Letras

 

Ela se despede deixando uma legião de seguidores. Deixou sua marca em cada aluno que teve durante as décadas de São Camilo. Depois de doar-se com a alma ao Curso de Letras / Literatura/ Letras / Língua Portuguesa/ Direito do Centro Universitário São Camilo – ES, a professora Beatriz Fraga Soares foi desligada da instituição.

Quem teve a honra de tê-la como mestre (a quem queira chamar de mestra) levará para sempre suas inesquecíveis aulas. Suas doses de humor negro, suas tiradas, suas ironias e metáforas, colocará, sem dúvida, em prática, em cada instante que as letras vieram à memória.

Beatriz se doou, amou, chorou, se entregou. Por hora, essa humilde ex-aluna deseja que ela continue sempre neste universo fabuloso que é a literatura, o mundo encantado das letras. Há muito o que fazer ainda Beatriz, os concursos a esperam com suas aulas perfeitas, raras e únicas. As Escolas estão por toda parte e recebê-la, ainda que em visitas rápidas, será sempre uma grande honra de qualquer instituição. As prefeituras precisam de suporte técnico, a SEDU, enfim… Beatriz, a você os meus sinceros agradecimentos. E como não podia deixar passar em branco, segue um recadinho dela a todos que ficam à espera de um nobre conselho: “Não sou panfletária, meus fazeres são minha bandeira política; tive de estudar muito a história do negro para descobrir que o Bar 20 de novembro, no texto de Manuel Bandeira “Poema tirado de uma notícia de jornal”, refere-se à negritude invisibilizada pela sociedade; que Imhotep não é a múmia de Hollywood, mas o verdadeiro pai da Medicina; que Carolina de Jesus resinificou um quarto de despejo; que Machado de Assis e Lima Barreto não eram morenos “clarinhos”; que Milton Santos redefiniu tantos discursos; que João Cândido não foi bandido, mas o grande mestre-sala dos mares; descobri tanta coisa e me descobri também – estudem, moços: vocês não têm garantia de nada”.

– “Meu anjo, Letras-LP praticamente acabou – fui desligada da instituição. Agora, faço parte do mundo lendário – Issis, Teca, Sonia, Edna e Ana Rita. Eu, Valéria Perina e Irilda investiremos em nossa Assessoria Pedagógica. Segue o baile”…