Silenciam-se hoje os tambores do Caxambu em Cachoeiro, morre a sua mestre, Dona Canutinha

Cachoeiro perde Dona Canutinha, mestra de Caxambu

Faleceu nesta sexta-feira (6), aos 81 anos, Dona Canutinha.

A certa altura do samba “Caxambu”, Almir Guineto cantava que “o tambor tá batendo é pra valer”. Na alegria ou na tristeza, certamente. Hoje, porém, os tambores batem, em Cachoeiro de Itapemirim, em tom de luto. O município perdeu uma de suas mais importantes mestras da cultura popular.

Reconhecida pela prefeitura como patrimônio vivo da cidade, por meio da Lei Mestre João Inácio, e mestra do Caxambu Alegria de Viver (da comunidade quilombola de Vargem Alegre, no distrito de São Vicente), Canuta Caetano – seu nome de batismo – morreu no início da tarde, na Santa Casa de Cachoeiro, após sofrer duas paradas cardiorrespiratórias. Diagnosticada com pneumonia, ela estava internada na unidade desde a quarta-feira (4).

O velório será nesta sexta, a partir das 18h, no centro comunitário de Vargem Alegre. O enterro acontecerá no sábado (7), às 14h, no cemitério da localidade de Tapera, também em São Vicente.

Agricultora e líder comunitária, Dona Canutinha vinha da tradição do caxambu desde menina. Com a morte dos pais e dos avós, assumiu definitivamente a liderança do grupo junto aos seus outros 12 irmãos.

FONTE: Hoje ta em tudo

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *