Sicoob ES lança projeto que incentiva tratamento de esgoto doméstico nas propriedades rurais

Atualmente, apenas 45% do esgoto gerado no Brasil passa por tratamento adequado. Isso quer dizer que os outros 55% são despejados diretamente na natureza, o que corresponde a 6 mil piscinas olímpicas de esgoto por dia. Os dados do Instituto Trata Brasil ligam o alerta para a necessidade de investimentos na área de saneamento. Atento a esta situação, o Sicoob ES lançou, nesta quarta-feira (1º), o Projeto “Água Limpa + Saúde”.

A proposta é levar para as propriedades rurais o tratamento adequado do esgoto doméstico, evitando a contaminação dos rios e mananciais, contribuindo com a saúde dos produtores rurais e familiares, bem como incentivando os produtores ao manejo adequado dos recursos naturais de suas propriedades. Para isso, a instituição financeira vai adotar o modelo de intercooperação, que é um dos sete princípios do cooperativismo.

Aquisição de equipamentos

Como isso será feito? Para permitir que um grande número de produtores rurais adote a ideia do Projeto, o Sicoob ES vai financiar a aquisição de biodigestores, desenvolvido pela Fortlev.

As cooperativas atuantes no segmento agro do estado, como a Coopeavi, Coocafé, Cooabriel e outras, atuarão como parceiras do Projeto, incentivando e auxiliando na comercialização do biodigestor e na sensibilização dos produtores rurais para importância do tratamento do esgoto doméstico de suas propriedades.

O sistema, desenvolvido pela Fortlev (parceira no projeto), faz tratamento do esgoto doméstico com a maior eficiência do mercado. Os Biodigestores da Fortlev possuem capacidade para tratamento do esgoto de até 15 pessoas e contam com um exclusivo sistema de cloração, que combate aos microrganismos nocivos à saúde.           

O equipamento é prático e compacto, fica acoplado sob o solo, somente sua tampa fica visível. Permite a simples retirada do lodo sem necessidade de contratar serviço de caminhão limpa-fossa, trazendo economia para o produtor e rápido retorno do investimento. Outro benefício é que o esgoto em tratamento no biodigestor não tem contato com o solo, protegendo a natureza de qualquer contaminação.

Financiamento

O financiamento do equipamento será realizado por meio da linha de crédito “Ecoar”, do Sicoob. O produtor poderá financiar o biodigestor em até 36x, sem juros.

Na prática, o financiamento terá os juros inclusos, mas o produtor receberá o estorno do valor quando as parcelas forem quitadas em dia (operações adimplentes).

“É crescente a preocupação com a saúde e o bem-estar dos produtores rurais e suas famílias. O projeto “Água Limpa + Saúde” reforça a importância do saneamento rural, destacando a instalação de equipamentos como o biodigestor, o tratamento de água, além do seu uso adequado para a eficiência da produção no campo. O Sicoob cumpre seu papel de apoiar os agricultores a garantir a sustentabilidade e os cuidados com o meio ambiente”, destaca o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim.

Sobre o Sicoob

O Sicoob é uma modalidade de instituição financeira, conhecida como cooperativa de crédito, que tem cerca de 5,2 milhões de cooperados, e está presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.

Oferece todos os serviços tipicamente bancários, como conta corrente, créditos, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, pagamentos por cartão de crédito e débito e pagamentos online, e é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios.

É formado por aproximadamente 366 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 3.523 pontos de atendimento em 1.934 cidades brasileiras.

Com operação no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e na Bahia, o Sicoob ES tem mais de 485 mil associados. Sendo representado por sete cooperativas filiadas: Sicoob Sul-Litorâneo; Sicoob Sul; Sicoob Leste Capixaba; Sicoob Centro-Serrano; Sicoob Norte; Sicoob Sul-Serrano, e Sicoob Credirochas. Acesse www.sicoobes.com.br para mais informações.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *