Centrorochas: Setor de rochas brasileiro ganha destaque em evento para arquitetos internacionais nas Bahamas

O setor de rochas ornamentais brasileiro participou da edição 2022 do Bond Events – Five Star, realizado de 19 a 22 de maio, nas Bahamas, em Nassau. A atuação nacional aconteceu de duas formas: pela presença de empresas do segmento selecionadas diretamente pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para participarem de Rodadas de Negócio durante os quatro dias do evento; e de forma institucional, por meio do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, projeto de apoio às exportações de rochas ornamentais realizado pelo Centro Brasileiro do Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), em parceria com a Agência nacional.

O Bond Events é conhecido por conectar fornecedores com designers e grandes escritórios de arquitetura responsáveis por obras de hotéis de alto luxo ao redor do mundo, mediante rodadas de negócios e minipalestras. “E esta foi a primeira vez que o projeto setorial de rochas se apresentou em um evento diretamente focado apenas em arquitetos e designers de interiores, de uma forma proativa, gerando demanda e representando as empresas brasileiras”, destacou o vice-presidente do Centrorochas, Fabio Cruz.

O setor de rochas brasileiro foi exibido para cerca de 50 profissionais seniores de arquitetos e designers de interiores, que representavam grandes escritórios americanos e até europeus. Foram oito encontros com grupos de até seis pessoas e apresentação do segmento nacional pelo vice-presidente do Centrorochas e o especificador internacional especialista em rochas ornamentais brasileiras, Paulo Giafarov. Eles tiveram a oportunidade de apresentar o setor brasileiro, destacando toda diversidade geológica, os pontos fortes e as possibilidades de uso dos produtos nacionais.

“Os nossos materiais sempre surpreendem pelas cores, texturas, padrões e qualidade de acabamento”, afirmou Giafarov durante os encontros. “Foram várias reuniões, nas quais tivemos a oportunidade de apresentar, para grupos seletos, o potencial do Brasil não só pelo privilégio de possuir grandes reservas minerais e geodiversidade, mas falar do nosso know-how na extração, no parque fabril e, mais do que isso, da competência que algumas empresas já adquiriram para atender grandes obras”, apontou Fabio Cruz, que também destacou que o setor nacional precisa investir mais em evolução tecnológica, estrutural e de processos para poder atender ao mercado de grandes obras. “Neste evento, o que mais nos chamou a atenção foi a possibilidade de interação que tivemos com cada grupo, a receptividade dos profissionais e a constatação do desconhecimento deles quanto aos materiais e capacidades das rochas brasileiras”, completou.

Projeto Imagem

A participação do Brasil no Bond Events aconteceu como ação de Projeto Imagem. Segundo o gerente do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, Rogério Ribeiro, a ação faz parte do projeto setorial e visa incentivar as exportações por meio de ações diretas de geração de demanda junto a especificadores e formadores de opinião. “Nossa participação foi muito positiva, dada à capacidade de alcance no número de profissionais de relevância atingidos diretamente em tão curto período e com tão grande interação. Entretanto, não deve ser uma ação isolada ou que não continue gerando frutos a partir de tudo o que foi coletado”, avaliou.

Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone

O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.

Sobre o Centrorochas

O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *