Setembro Verde: Anchieta realiza Semana de Conscientização sobre Doação de Órgãos

Palestras, orientações e cineclube acontecem para despertar o debate sobre o tema

A última semana de setembro marca as comemorações nacionais da Semana de Conscientização e Incentivo à Doação de Órgãos. Em Anchieta, a Lei Municipal nº 1253/2017, estimula as atividades, convidando os munícipes a refletirem sobre o tema e conversarem com suas famílias sobre o assunto. Por isso, atividades de fomento ao debate e estímulo ao acesso sobre informações acontecem na cidade. As ações são fruto de uma parceria entre a Prefeitura, Câmara, Grupo de Teatro Rerigtiba e Associação Pró-Vidas.

No Espírito Santo, atualmente, mais de mil pessoas estão na fila por um órgão e um dos grandes desafios é a conscientização de familiares no que se refere à doação de órgãos de pessoas com morte encefálica.

“Existe uma proposta em âmbito nacional para que a doação de órgãos seja de consentimento presumido. Ou seja, caso a pessoa, maior de 16 anos, não se manifeste contrária à doação, ela seria considerada doadora, até que se prove o contrário. Entretanto, a lei vigente, hoje, determina que é necessária a autorização da família do possível doador, nos casos de morte encefálica. Por isso, propomos uma semana municipal para abordarmos o tema, sensibilizando a população sobre a importância da doação, reforçando as atividades no âmbito municipal”, explica o vereador Renato Lorencini, autor da lei.

A Câmara Municipal de Anchieta está iluminada com o tom da campanha já a partir de segunda (23). Algumas unidades de saúde do município estão decoradas para mostrar a importância da data.

Na quinta (26), haverá uma palestra proferida pelo presidente da Associação Pró-Vidas, Adauto Vieira de Almeida, sobre doação de órgãos. Ele vai prestar informações e esclarecimentos sobre mitos e verdades de procedimentos, explicar quais são os órgãos que podem ser doados, além de prazos, legislação e um relato pessoal sobre a sua espera na fila e o seu transplante de fígado, ocorrido há alguns anos. Haverá também uma participação especial da cantora mirim Bia Seixas. 

Na sexta (27), o Cineclube da Cidade, organizado pelo Grupo de Teatro Rerigtiba, fará a exibição do filme “Coração e Alma”, em uma sessão itinerante na Escola de Novo Horizonte. Os participantes poderão conferir a história de um jovem que tem morte encefálica, o posicionamento de seus pais diante da possibilidade da doação de seus órgãos e o ponto de vista da pessoa que receberia seus órgãos. Ao fim da exibição, os presentes debaterão o tema, compartilhando dados e informações sobre a temática.


Serviço:

Semana Municipal de Conscientização e Incentivo à Doação de Órgãos

23 de setembro (Segunda-Feira)
Acendimento da Iluminação em tons de verde na Câmara Municipal  

23 a 27 de setembro (Segunda Sexta-Feira)
Orientações e decoração temática nas unidades de saúde

26 de setembro (Quinta-Feira)
Palestra “Doação de Órgãos”, com o presidente da Associação Pró-Vidas Adauto Vieira
Horário: 
14h
Local: 
Câmara Municipal
27 de setembro (Sexta-feira)
Cineclube da Cidade – Exibição do filme “Coração e Alma”
Horário: 
8h20
Local: 
Sessão Itinerante na Escola de Novo Horizonte

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *