Setembro Amarelo: Atílio Vivácqua/ES mobiliza sociedade para a prevenção ao suicídio

O mês de setembro é dedicado à prevenção ao suicídio, e, para este ano, a Prefeitura de Atílio Vivácqua preparou uma série de atividades alusivas ao tema, com o objetivo de mobilizar a sociedade local sobre a importância do debate deste assunto.

Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio das secretarias municipais de Assistência Social, de Desenvolvimento Rural, de Educação, de Meio Ambiente, de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e, ainda, do Conselho Tutelar, a programação inclui palestras e distribuição de folhetos. 

“Um dos nossos intuitos é apresentar aos atilienses a discussão sobre como identificar sinais de alerta, orientando-os quanto às formas de ajuda, bem como à busca de apoio psicológico”, explica a secretária municipal de Saúde, Graceli Estevão Silva.  

Por que a cor amarela?

Quem passar em frente ao prédio da Prefeitura, na praça José Valentim Lopes, no centro da cidade, verá em sua fachada um grande laço amarelo, que faz referência à campanha. Este símbolo também está inserido, virtualmente, no cabeçalho da página oficial www.pmav.es.gov.br, onde ficará até o fim deste mês.  

A cor da campanha foi adotada por conta da triste história que a inspirou. Em 1994, um jovem americano chamado Mike Emme, de apenas 17 anos, tirou a própria vida dirigindo seu carro, um Mustang amarelo. 

Seus amigos e familiares distribuíram no funeral vários cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero e angústias que Mike vivenciou e sofreu. A mensagem se espelhou mundo afora e, até nos dias atuais, essa campanha em prol da vida acontece.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e preventivo a todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188 ou busque ajuda na Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Confira a programação do Setembro Amarelo:

Dia 10 (sexta-feira)
Palestra com psiquiatra Geraldo Guarçoni
Tema: “Conscientização sobre a prevenção do suicídio”
Público-alvo: pacientes atendidos pela Equipe de Saúde Mental
Horário: 7h30
Local: Ambulatório Municipal de Agendamento (AMA)

Dia 17 (sexta-feira)
Palestra com a Equipe Técnica das secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde, além de atividade laboral com a equipe da Secretaria de Cultura, Turismo Esporte e Lazer
Tema: “Prevenção do suicídio – Falar é a melhor solução”
Público-alvo: crianças, adolescentes e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Grupo de Ginástica dos Idosos
Horário: 7h30
Local: Centro Cultural e Esportivo “Scarpão”

Dia 30 (quinta-feira)
Distribuição de folhetos e informações a respeito da Campanha Setembro Amarelo
Público-alvo: servidores públicos e população em geral
Tema: “Falar é a melhor solução”
Horário: 16h
Local: Feira Livre da Agricultura Familiar (“Scarpão”)

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *