Sessão Solene celebra Imigração Italiana em Anchieta

A Câmara de Anchieta realiza, no dia 27 de agosto, sessão solene em comemoração ao Dia Municipal da Imigração Italiana e entrega da comenda Nonna Adelia que reconhece aqueles que preservam a cultura e tradições deixadas pelos antepassados imigrantes nas comunidades do município. O evento acontece às 19h, no Plenário Urias Simões dos Santos.

Reconhecido pela Lei Municipal N° 1.280/2018, o Dia Municipal da Imigração Italiana é celebrado no dia 6 de setembro e marca simbolicamente o dia de memória aos imigrantes que se instalaram em Anchieta.

Na segunda metade do XIX, Anchieta, então Vila de Benevente, foi porta de entrada para cerca de oito mil imigrantes italianos que tinham a missão de colonizar as áreas de vazio demográfico da Capitania. O programa imigratório atraiu um grande contingente de agricultores provenientes, principalmente, do norte da Itália, na província de Trento.

Em Anchieta, especialmente na região do Circuito dos Imigrantes (reconhecido pela Lei Municipal N° 1.279/2018), é notória a tradição deixada pelos colonos italianos, seja nas construções, nos hábitos, na linguagem ou na gastronomia. “O município tem traços e marcas que ajudam a formar a identidade do povo anchietense, mescla de raças e culturas”, afirma o vereador Renato Lorencini, autor das leis.

Comenda Nonna Adelia

Para preservar essas tradições, a Câmara de Anchieta irá conceder, anualmente, a comenda “Nonna Adelia” aos cidadãos ou entidades que se dediquem a empreender ações e projetos, de cunho social e/ou cultural, de relevante benefício para a promoção da cultura italiana do município.

Adélia Lorencini Passamani, carinhosamente chamada de Nonna Adelia, foi moradora da comunidade de Alto Pongal mas nasceu na Itália e veio criança para o Brasil com os primeiros imigrantes italianos. Nonna Adélia, que faleceu em 2010 com 104 anos de idade, também deu nome ao grupo de dança folclórica, desta mesma comunidade, que atuou para manter viva as danças típicas dos imigrantes.

A honraria foi instituída pela Lei Municipal 1.347/2018, de autoria do vereador Renato Lorencini, visando a reconhecer e incentivar as práticas exitosas nesta área. Neste ano, a comenda será concedida à Escola Tia Marlene Petri, de Alto Pongal.

Serviço:
Sessão Solene em Comemoração ao Dia Municipal da Imigração Italiana
Entrega da Comenda Nonna Adelia

Data: 27 de agosto de 2019
Horário: 19h
Local: Plenário Urias Simões dos Santos, Câmara de Anchieta

Foto: Governo do ES

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *