Sessão do Senado desta terça (9) acontece com toda a pauta definida pelas 12 mulheres da bancada

Requerida e presidida pela senadora Rose de Freitas, a sessão especial do Senado desta segunda (8) homenageou as mulheres brasileiras. Além de ter sido marcada por momentos emocionantes e pelo grito de igualdade das senadoras, a Presidência da Casa anunciou que todas as pautas a serem apreciadas esta terça (9) foram definidas pela bancada feminina.

Entre os projetos escolhidos, está o PRS 6/2021, proposta que será relatada pela senadora Rose e que garante uma líder da bancada feminina com assento, voto e voz no Colégio de Líderes.

A medida deve confirmar a senadora Simone Tebet como a primeira líder, e pressupõe participação direta dessa representante nas principais decisões do Senado, como na escolha das pautas. Momento histórico no Congresso, fato lembrado por Rose em uma de suas falas na sessão remota.

“Tive seis mandatos como deputada federal e em todos os momentos nós reivindicamos a participação das mulheres no Colégio de Líderes. Também estamos brigando há muito tempo para que mais matérias de mulheres sejam pautadas nas sessões”, apontou.

Além do PRS 6, estarão em pauta esta terça o PL 1369/2019, que tipifica o crime de perseguição; o PL 3475/2019, que prevê a remoção, a pedido da servidora, em caso de violência doméstica; o PL 781/2019, que regulamenta as delegacias especializadas de atendimento à mulher; e o PLS 398/2018, estímulo à participação da mulher na ciência. 

Igualdade – Em sua fala de abertura na sessão, a senadora Rose ressaltou que as mulheres são maioria da população no país e, mesmo assim, até hoje precisam cobrar pelo “direito elementar da igualdade”.

“Parece incrível que estejamos em 2021 e falando do mesmo assunto, reiteradas vezes. É simples o que nós queremos: a mesma função (dos homens) e o mesmo salário. Só isto: a mesma função e o mesmo salário”, afirmou a parlamentar.

A sessão especial desta terça foi uma homenagem a todas as mulheres, mas com dedicação especial às que “atuam diretamente no combate à Covid-19, às mulheres chefes de família, às mulheres negras e às mulheres vítimas de violência doméstica durante a pandemia”.

A senadora Simone Tebet elogiou a iniciativa de Rose – responsável por pedir a sessão especial. Lamentou ainda o momento difícil do país e enfatizou a importância de as mulheres contarem, cada vez mais, “com homens de alma feminina”, de modo que, juntos, mulheres e homens têm se empenhado na luta por salvar vidas.

Homenagem – A senadora Rose também protagonizou um momento emocionante ao ter a palavra, como presidente da sessão, para encerrar os trabalhos desta segunda no Senado.

Ela homenageou a mãe, dona Maria de Lourdes, com 97 anos de idade. “Eu queria dizer que, através dela, de tudo o que ela me ensinou, eu lutei para mudar. Queria dizer a ela que, se conseguir, eu acho que escrevi no seu coração, de mulher lutadora e guerreira, as palavras que você me ensinou: perseverança e determinação”, iniciou Rose.

“Dizer para a Júlia (filha): eu espero que ela colha os frutos dos projetos da bancada feminina e de todos que apoiam as mulheres. E espero que tudo isso a ajude, como instrumento social, a construir um mundo melhor, uma sociedade melhor”, completou a senadora.

E encerrou: “Dizer para a Sofia, minha neta, que ela vai viver em um mundo muito melhor, onde o menino na escola não vai falar em casa que conseguiu ‘passar a mão’ na colega. Afinal, nós queremos mais do que um homem que, com assédio, aprende a dizer: homem só é homem quando ele sabe ‘pegar’ uma mulher. Não é isso. A todas as mulheres, um grande abraço. Sofia, o mundo é seu”.

Vídeos: 

1-https://www.youtube.com/watch?v=IAXIY4YMMDk

2-https://www.youtube.com/watch?v=PSgiB3Vlg-E

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *