Sesa e Ministérios Públicos Federal e Estadual debatem Covid-19

A Secretaria da Saúde (Sesa) realizou, ontem, segunda-feira (17), uma reunião técnica sobre o novo coranavírus, o Covid-19. O encontro reuniu áreas estratégicas da Sesa, Centro de Operações Estratégicas (COE) e a Sociedade de Infectologia do Espírito Santo. Também estiveram presentes representantes do Ministério Público Federal e Estadual.

No encontro, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, apresentou ao procurador Alexandre Senra (MPF no Espírito Santo) e à promotora Inês Thomé (MPES) o Plano Estadual de Enfrentamento e Controle do novo Coronavírus (Covid-19).

“O Governo do Estado está tomando um conjunto de medidas internas com todos os atores do Sistema Único de Saúde no País. No Estado, temos reuniões periódicas com áreas assistenciais, da vigilância, com a Sociedade de Infectologia, além de simular vários cenários no que diz respeito à possível entrada do vírus no País”, explicou o secretário.

Nésio Fernandes pontuou sobre a importância da participação dos órgãos de controle. “Pactuamos com a Comissão Intergestora Tripartite (CIT) para que, desde essa fase de possível entrada do vírus no País, tenhamos pleno alinhamento com todos os órgãos de controle, incluindo o sistema de justiça, sobre todos os protocolos que o Estado adotou sobre o covid-19 e informamos que as medidas para reduzir riscos estão sendo tomadas”, disse.

A promotora Inês Thomé, representante do Ministério Público Estadual, destacou a forma preventiva de atuação da Sesa. “Sabemos que em breve as mudanças vão acontecer no clima e a probabilidade do coronavírus chegar ao País e ao Estado é grande, em razão até do quantitativo de pessoas que já foram infectadas. E, saber que a Secretaria já está se antecipando com políticas públicas voltadas para esta prevenção nos tranquiliza de certa forma”, afirmou.

O representante do Ministério Público Federal no Espírito Santo, o procurador Alexandre Senra, garantiu que se fará presente, sempre que possível, nas reuniões e que levará a todos os procuradores do Estado o que tem sido discutido a respeito do covid-19. “Acho muito importante essa preocupação que o Estado está tendo em atuar preventivamente neste momento, assim como é muito importante essa interlocução entre várias instituições”, comentou.

Participaram da reunião os médicos infectologistas e da Sociedade de Infectologia do Espírito Santo, o subsecretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino; e representantes da Gerência de Vigilância em Saúde e do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES).

Reunião com hospitais privados para Protocolo COVID-19

Ainda pela manhã, representantes do Centro de Operações Estratégicas (COE), da Vigilância em Saúde e do Lacen/ES se reuniram com profissionais da saúde de hospitais privados do Estado para apresentação do protocolo estadual do Covid-19.

Na abertura, o secretário Nésio Fernandes ressaltou que na iminência de um evento é preciso ter toda rede de assistência pública e privada do Estado preparada para o que possa ocorrer. “Esse alinhamento com vocês é fundamental desde as ações de vigilância para poder reduzir riscos, às ações assistências. Precisamos estar muito bem alinhados para que consigamos de forma coordenada atuar no enfrentamento ao covid-19”.

O coordenador Centro de Operações Estratégicas, Luiz Carlos Reblin, lembrou aos profissionais que todas as práticas que são realizadas no momento dependem da definição de que o Ministério da Saúde determina e que a partir disso, o Estado estrutura suas ações. Falou ainda sobre a preposição de estabelecer o informe periódico com os hospitais privados. “Para que possamos ter uma informação precisa, transparente, e que a sociedade saiba o que está acontecendo. No caso da chegada do vírus no Brasil, vamos estabelecer um cerco bastante poderoso para evitar que ele se dissemine entre nós”.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *