Sesa discute saúde integral da Juventude Negra da Região Metropolitana de Saúde

Na próxima segunda-feira (09), a Secretaria da Saúde realiza o primeiro Encontro sobre Saúde Integral da Juventude Negra da Região Metropolitana de Saúde, principalmente, os da Grande Vitória. O encontro será de 17h às 21h, no Museu Capixaba do Negro, Centro de Vitória e vai discutir conceitos e temáticas referentes ao tema.

De forma integrada aos municípios, o encontro pretende dialogar sobre a violência contra a juventude negra e pensar estratégias para a promoção de saúde à esta população, de forma que os jovens se sintam protagonistas, segundo explica a referência técnica de Promoção da Equidade da Sesa, Júlio César de Moraes.

“O evento tem como estratégia conhecer a realidade da saúde da juventude negra, envolvendo as gestões municipais metropolitana e, assim, destacar caminhos e constituir espaços de saúde por meio de uma perspectiva de valorização da vida e de exercícios da cidadania”, pontuou Júlio César Moraes.

Outro ponto importante a ser discutido, de acordo com a chefe do Núcleo Especial de Vigilância Epidemiológica, Larissa Dell’Antonio, será o perfil epidemiológico desta população, tendo como base os indicadores relevantes sobre violência. “No Espírito Santo, a maior taxa de óbitos por causas externas, as chamadas causas evitáveis, ocorre na população negra, formada pela junção dos pardos e pretos, com 69,8% dos negros, em 2018”, disse.

O evento é promovido em parceria entre os núcleos especiais de Atenção Primária, de Atenção Especializada e da Vigilância Epidemiológica da Sesa e voltado para gestores da Saúde, de Direitos Humanos, da Assistência Social, ao Controle Social, ao Ministério Público, com articulação direta com o Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes).

Serviço:
I Encontro sobre Saúde Integral da Juventude Negra da Região Metropolitana de Saúde
Dia: 09/12 (segunda-feira)
Horário: 17h às 21h
Local: Museu Capixaba do Negro (Av. República, 121, Centro – Vitória).

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *