Senai abre novas vagas em mentorias online e gratuitas para a fabricação de equipamentos de proteção

O Senai vai selecionar novas empresas para receber mentorias online e gratuitas com o intuito de ajuda no combate e prevenção a pandemia de Covid-19. A segunda chamada da categoria “Conexão SENAI – Equipamentos de Proteção” do “Edital de Inovação para a Indústria” abriu 350 vagas na noite desta quarta-feira (17). As inscrições vão até o dia 17 de julho e você pode realizar acessando www.editaldeinovacao.com.br.

O edital permite a participação de empresas de todos os portes, de micro a grande, com o intuito de orientá-las para elaborar equipamentos de proteção, como máscaras cirúrgicas, protetores faciais (face shield) e máscaras domésticas, entre outros.

Para isso, receberão mentorias online e gratuitas de até 8h em uma das modalidades de apoio: iniciar uma nova linha de produção; ampliar uma linha de produção ou adequar uma linha de produção.

No Espírito Santo, esse trabalho será realizado pelo time do Instituto Senai de Tecnologia (IST) que está preparado para criar um plano de ação para as participantes realizarem o trabalho, além de orientar sobre as especificações técnicas exigidas na fabricação de cada item e a necessidade de consulta à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), assim como sugerir linhas para financiamento caso seja necessário fazer algum investimento.

“Esse edital é uma excelente oportunidade para quem quer desenvolver os seus produtos, podendo contar com o apoio técnico de orientações e suporte que as consultorias do Senai trazem. Estamos em um momento de enfrentamento ao Coronavírus. Portanto é importante que todas as empresas que puderem contribuir, deem seu máximo no nível de sua produção e no nível de sua produtividade, para termos mais EPIs e materiais de prevenção”, analisa a diretora de Inovação e Tecnologia do Senai ES, Juliana Gavini.

Para ela, a consultoria pode ajudar as empresas a serem mais produtivas e reduzir os seus custos. “Potencializando, assim, a sua capacidade, a sua contribuição e a participação neste momento de combate ao novo Coronavírus”, ressalta.

Para esta chamada, o Departamento Nacional do Senai irá disponibilizar até R$ 560 mil que serão distribuídos pelo número de mentorias contempladas no edital.

As empresas candidatas poderão submeter suas inscrições em apenas uma linha de produção. Elas devem ser industriais e atender aos seguintes critérios: possuir CNAE industrial primário e secundário; e possuir planta industrial no Brasil, em que será implementado o projeto elaborado durante a mentoria.

Todas as mentorias deverão estar finalizadas até o dia 21 de agosto de 2020.

Primeira chamada
A primeira rodada da categoria “Conexão Senai – Equipamentos de Proteção” disponibilizou 250 vagas e duas empresas do Espírito Santo foram selecionadas, sendo elas a All Jarreau e a Red Wolf Confecções.

Essas empresas receberam consultorias na modalidade “adequação da linha de produção”.

“Essas empresas, do ramo do vestuário, não pararam suas produções. Mas fizeram uma adequação em sua linha hoje com demanda menor, separando parte da empresa, que agora ficará dedicada a confeccionar aventais e macacões cirúrgicos, além de pijamas hospitalares”, explicou Rhaulyani Rodrigues, consultora Lean Manufacturing do IST.

Entre outros equipamentos de proteção que podem ser produzidos pelas empresas participantes do Edital estão: batas, jalecos, capotes, propés, toucas, gorros, roupa de cama hospitalar, antissépticos e tótens de álcool em gel.

Entenda o Edital

O “Edital de Inovação para a Indústria” financia o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, com o objetivo de aumentar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira, além de promover a otimização da segurança e saúde na indústria.

Nesse contexto, dentro da categoria “Conexão SENAI – Equipamentos de Proteção”, o edital prevê auxílio para empresas industriais que queiram iniciar, ampliar ou adaptar suas linhas de produção para fabricação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) contra o novo coronavírus, como máscaras cirúrgicas, protetores faciais (face shield), vestimentas hospitalares e álcool antisséptico.

Como funciona

Empresas devem se inscrever para receber mentoria online e gratuita de um Instituto Senai de Inovação, Instituto Senai de Tecnologia ou outra unidade do Senai. Cada mentoria tem duração de 8 horas.

Quem pode participar

Empresas de todos os tamanhos, que possuam CNAE industrial primário e secundário. Além disso, deve possuir planta industrial no Brasil, em que será implementado o projeto elaborado durante a mentoria.
Como participar

O processo de submissão e validação é composto de quatro etapas:

  1. A empresa deve preencher seu cadastro no site www.editaldeinovacao.com.br na categoria “Conexão SENAI – Equipamento de Proteção”, até o dia 17 de julho.
  2. O Senai Nacional recebe as inscrições e encaminha aos Departamentos Regionais.
  3. O Departamento Regional fica responsável por validar as inscrições via confirmação do cadastro de CNPJ e confirmar a capacidade de atendimento no EPI selecionado pela empresa e consultores disponíveis.
  4. Depois, o Departamento Regional deve aguardar a publicação das empresas aprovadas e, posteriormente, com o resultado em mãos, iniciar a mentoria online.

Contratação

A submissão de formulário pela interessada e sua consequente validação pelo Senai Departamento Nacional e pelo Instituto Senai responsável pela execução da mentoria, compromissa todas as partes nos termos e condições do regulamento.

Avaliação

Ao final da mentoria, os departamentos regionais devem encaminhar um relatório com informações sobre: aumento na produção de equipamentos de proteção, atendimento aos requisitos para a produção do EPPI, adequações realizadas na linha de produção e suporte na destinação de equipamentos para a doação.

Os resultados alcançados serão avaliados pelos técnicos em desenvolvimento industrial do Senai Nacional e as melhores soluções, irão para o Banco de Cases Contra o COVID-19.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *