Senadora Rose aprova na LDO construção de novas unidades da Ufes, do Ifes e melhorias viárias em Colatina

Presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, a senadora Rose de Freitas (MDB-ES) aprovou na quinta-feira (15) três emendas individuais à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022. As indicações transformam em prioridade do Governo Federal para o Orçamento de 2022 a criação de novos campi da Ufes em Afonso Cláudio e do Ifes em Pedro Canário, Laranja da Terra e Presidente Kennedy. Obras de infraestrutura viária em Colatina também estão asseguradas.

A LDO, que é anual como a Lei Orçamentária, determina as metas e prioridades do Governo Federal para a elaboração e a execução do Orçamento da União do ano seguinte, neste caso, em 2022.

Ufes – Rose incluiu como meta do Orçamento a construção de uma nova unidade da Ufes em Afonso Cláudio. A senadora é uma das principais parceiras da instituição na viabilização de recursos junto ao Governo Federal.

Ela argumentou que “a expansão da área física [como a construção de nova unidade em Afonso Cláudio], a modernização dos laboratórios e de espaços de aulas experimentais, a recuperação, melhoria e revitalização física e operacional dos campi demandam constantes investimentos”.

No Espírito Santo, a Ufes está presente nos 78 municípios por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e da ciência e tecnologia, além de oferecer o ensino à distância (EAD).

Ifes – Quanto ao Ifes, Rose incluiu como meta no Orçamento o aumento da oferta de vagas para estudantes que residem em regiões desassistidas de ensino técnico e profissionalizante com as obras de construção de campi nos municípios de Pedro Canário, Laranja da Terra e Presidente Kennedy, além da conclusão de outras obras da instituição.

“São cidades que têm grande necessidade de mão de obra qualificada”, observou Rose. Atualmente, o Ifes tem 24 mil alunos matriculados e 2.422 servidores, entre professores e técnicos administrativos.

Na última semana, a instituição reelegeu o reitor Jadir Pela para mandato até 2025. Em suas redes sociais, a senadora parabenizou o reitor e reiterou seu compromisso de continuar apoiando o Ifes na busca por investimentos.

Colatina – Já em Colatina, a emenda de Rose vai impactar diretamente na criação de novas interligações urbanas para aprimoramento da fluidez viária por meio do aumento da capacidade e da velocidade dos deslocamentos. Para isso, a senadora incluiu como meta do Orçamento a construção de enrocamento com pavimentação asfáltica do lado norte do Rio Doce, com aproximadamente 500 metros de extensão.

“Com o enrocamento norte será possível viabilizar interligação de bairros com alta densidade populacional às principais vias do município, tais como a ligação do bairro Maria das Graças à BR-259, do bairro São Silvano ao Centro, do bairro Honório Fraga ao Centro, que hoje são gargalos extremamente prejudiciais à mobilidade urbana do município”, justificou.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *