VÍDEO FLAGRA paciente afirmando que vai bater na cara de um técnico de enfermagem em Piúma

O Hospital de Piúma já passou da hora de ter segurança para coibir este tipo de episódio – a foto é apenas ilustrativa

Paciente ofende recepcionista e diz que vai bater na cara do técnico de enfermagem em Piúma

Uma situação lamentável, desrespeitosa, deselegante e desumana viveram neste sábado alguns profissionais que trabalham no Hospital Nossa Senhora da Conceição em Piúma.

A paciente P.P.B chegou por volta das 11h30 no Hospital Nossa Senhora da Conceição passando mal, com sintomas da gripe no setor Covid-19 neste sábado, 08, pela manhã e não admitiu esperar para ser atendida, uma vez que, haviam dois médicos no plantão, para atender toda a demanda e um estava almoçando.

M começou a ofender desde a recepcionista dizendo que ela era velha e caduca, sem um mínimo de respeito para com os profissionais que estavam exaustos de tanto trabalho. Lembrando que, o Brasil está vivendo um surto da H3N2 que lotando os hospitais.

A paciente foi avisada de que um dos médicos do setor estava almoçando e que preciso aguardar o atendimento, como os outros estavam esperando e sendo atendidos por um dos plantonistas. Ainda assim ela saiu gritando pelo corredor e acabou sendo filmada por outro paciente.

Um técnico de enfermagem, uma técnica de RX e uma recepcionista foram humilhadas e foram até ameaçadas de agressão física.

“A paciente ficou nervosa devido ter um médico só atendendo naquele momento e começou a dizer que quebraria o hospital, ela exigia os dois médicos ali naquela hora, sendo que é direito do médico almoçar e havia um atendendo, era só ela aguardar, foi ai que o técnico de enfermagem foi tentar explica-la, e logo logo chegaria a vez dela, foi aí então que ela começou a sessão de agressões, mandou o técnico de enfermagem para a puta que pariu, mandou ele limpar o ouvido porque ele parecia estar surdo, ela ofendeu a recepcionista Bela, chamando-a de velha coroca e caduca, a mandou calar a boca. Mandou a técnica de raio x para a puta que pariu. E quando o técnico foi aborda-la, novamente ela disse que bateria na cara dele, foi então que ele retirou a máscara e falou para ela bater.  O médico largou o prato de comida na cozinha e veio atende-la, ela bateu a porta com toda força na cara do técnico”, relatou um paciente que viu toda a cena.

Os profissionais estão exaustos de tanto trabalho. Somente neste sábado mais de 300 pessoas foram atendidas.  Conversando com alguns profissionais que pediram anonimato, foram unanimes em afirmar que trabalham somente porque precisam, que são humilhados diariamente por usuários, que não tem segurança alguma, e que, chegar a ser ameaçado de apanhar na cara é humilhante demais.

Diante da situação ocorrida no Hospital neste sábado, o Jornal entrou em contato com a secretária de Saúde, Mariana Metri Miranda para ver a possibilidade de contratação de segurança para mediar conflitos no Hospital, principalmente nestes dias de tanta demanda, onde os profissionais estão sobrecarregados e o hospital lotado de pacientes com síndrome gripais.

Mariana foi enfática, disse que estará conversando com o prefeito Paulo Cola e o secretário de Finanças para ver a possibilidade de contratação de um segurança para dar mais apoio aos profissionais que estão na linha de frente no Hospital.

Crime

Se no exercício da função pública, o desrespeito ao servidor público da saúde pode configurar o crime de desacato, previsto no art. 331 do Código Penal. E por servidor, entenda não somente aquele contratado diretamente pelo ente público, mas até mesmo os que sejam contratados por empresas terceirizadas ou conveniadas para o exercício das atividades.

Ameaça

Art. 147 – Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave. Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.

Exemplo: afirmar que vai agredir o profissional assim que ele sair da unidade de saúde.

Grifo nosso

Por três vezes estivemos no Hospital de Piúma nesta semana que passou para situações diversas, entre elas, buscar atendimento médico. Vendo os profissionais todos trabalhando incessantemente, fazendo o possível para atender a todos com o devido respeito. Desistimos uma vez de fazer a ficha por conta do número de pacientes que aguardavam atendimento já que tínhamos outros compromissos.

Não podemos admitir que tratem com falta de respeito profissionais que cuidam da nossa saúde e pedimos a Câmara Municipal que agilize o quanto o Projeto de Lei que cuida do processo de terceirização do Hospital para que este problema e outros não ocorram mais. Acreditamos que uma empresa privada a frente da Gestão vai oportunizar contratação de seguranças e outros. Problemas primários serão resolvidos.

Os profissionais da saúde merecerem respeito, dignidade, proteção e valorização.

Os serviços terceirizados permitem também que os profissionais dos hospitais foquem apenas em suas tarefas, não se preocupando, por exemplo, com datas de revisões de maquinários e equipamentos.

Desta maneira, os colaboradores conseguem ser mais produtivos e garantem mais qualidade no atendimento ao paciente.

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