Sem convite, eu quero estar presente, senhor presidente!

O texto é OPINIÃO, a Reportagem será produzida ainda.

Bem, tenho a humildade em assumir que peguei carona no artigo produzido pelo jornalista Fabiano Peixoto, cujo título: “Opinião: Prefeitura x Samarco x Vereadores x População = Que acordo foi esse”?

O jornalista abriu precedentes para muitas respostas que precisam ser dadas, antes mesmo do fechamento da próxima edição impressa, do Espírito Santo Notícias. Quero pontuar que, os tempos difíceis por que passam a população de Anchieta podem estar com os dias contatos. Temos um anúncio muito positivo: a Mineradora Samarco deve voltar a operar na cidade no segundo semestre de 2020. “Estamos ansiosos para o retorno das operações”, disse o prefeito Fabricio Petri durante reunião com o presidente da empresa, onde também conheceu o Complexo de Germano e fez solicitações, no final do mês de julho.

Esta foto registra a visita do prefeito a Germano, em julho

Contudo, essa possibilidade, parece mais, uma jogada de marketing político, uma vez que a última licença a ser liberada ainda não foi e quando for, deverá deitar-se em esplendido berço por mais um ano.  

Senhor presidente Pombo, já está marcada a reunião com nobres quatro edis na próxima quarta, dia 02, em seu gabinete, nesta nossa casa de Leis. Nossa edição fecha exatamente no dia 03, e creio que, poderemos destacar, quem sabe, em uma manchete boas novas ao povo da Terra do Santo.  

Preciso saber, entretanto, se o secretário de Finanças, o senhor Dirceu Porto já confirmou sua presença, nesta tão aguardada reunião de portas fechadas, para eu não perder minha viagem, e que devo participar, ainda que o convite não tenha chegado a nossa redação.

Quero muito saber, senhor presidente, se o Dirceu responderá as 10 perguntas para os quatro vereadores, as que não querem calar. Parece-me que o senhor secretário deverá estar munido de documentos para os questionamentos sobre um certo acordo que envolve dívidas milionárias da Samarco com o Município de Anchieta e sua gente.

Pelo que li no site da própria prefeitura, o excelentíssimo senhor prefeito, Fabricio Petri esteve reunido em Germano/MG com o presidente da Samarco, Rodrigo Vilela, e em seguida, se reuniu com meia dúzia de empresários locais, sem modéstia, parece que amigos mais chegados e discutiu a pauta, retorno das atividades da Samarco é discutido entre prefeito e empresários.

Como jornalista e preocupada com o futuro da Terra do Santo José de Anchieta, ou Reritiba, quero muito que chegue logo quarta-feira para saber sobre o acordo entre a mineradora, referente a uma dívida milionária com o município de Anchieta. O que se comenta, segundo Fabiano Peixoto, em seu artigo é que o município recebeu/recebendo R$ 80 milhões. Tudo isso ainda é uma incógnita.

Estou ansiosíssima para a reunião com o secretário, aliás, com saudades dele, nosso último encontro fora em um foro, onde ele me processava por danos morais, ano seguinte perdia a ação.

Os quatro vereadores que estarão com o secretário, o presidente da Casa de Leis e os jornalistas, não convidados querem saber _ “Qual é o valor atualizado da dívida da Samarco com o município? Que detalhe o valor, informando: a quantia principal, juros, multa e correção monetária; Considerando o valor informado na resposta ao ofício nº 34/2019, encaminhada ao vereador Professor Robinho, a título de créditos inscritos em dívida ativa no valor de R$ 965.226.744,51 quanto desse valor refere-se à Samarco?; Qual foi o valor ajustado entre a Samarco e o Município no Termo de Acordo juntado aos autos das Execuções Fiscais para pagamento da dívida? Que esmiúce o quantitativo informado o valor real, o que foi amortizado, juros e multas; Que forneça todos os boletins de cadastros imobiliários das áreas que originaram os pagamentos realizados pela Samarco Mineração e que especifique quais dessas áreas compõem o acordo informando, ainda, os valores correspondentes a cada área dentro do acordo; Que informe, de maneira detalhada e com recursos visuais, qual é a área total que pertence a Samarco dentro do município, especificando quando rural e quando urbana; Que informe o valor do débito, em 31/12/2018, correspondente às matrículas 6010 e 9641 e informe todas as matrículas das áreas urbanas da empresa; Que informe quem propôs o acordo para pagamento do débito da Samarco: a empresa ou a Prefeitura?; Com base em qual legislação o acordo foi firmado?; A área onde funciona a UTG é considerada urbana? A UTG ainda é de propriedade da Samarco? Se sim, que informe a matrícula e se resta alguma pendência da Samarco para com o Município de Anchieta, após a realização do acordo? ”.

Dirceu, espero que não fure a reunião e nem fique dodói para justificar sua ausência. Devo ressaltar que não sou nenhuma Marília, mas quero te ver. O café, eu dispenso, estou mais para uma dose de uísque com água de coco, afinal de contas, não sou comissionada e nem assessora de imprensa de nenhum órgão público. E Fabiano, se houve renúncia de receita, me ajude a compreender melhor, passou pela Câmara de Anchieta essa discussão, você que fora chefe de Comunicação?

Se decidirem abrir a reunião para todos os anchietenses, ou se for transmitida ao vivo, eu prometo que não vou sem convite, faço ao vivo, do ao vivo, aquela live, maneira, coisas de Luciana Maximo. Até lá!

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *