Segurança: Cachoeiro busca renovação de parcerias com a Sesp

Reunião entre autoridades do município e do estado foi nesta sexta-feira (8)

 

A renovação de parcerias entre o município de Cachoeiro e o governo do estado na área de segurança foi pauta de reunião em Vitória, nesta sexta-feira (8).

O prefeito Victor Coelho e o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Barbosa Junior, foram recebidos pelo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, para a agenda solicitada pelo município.

Primeiro, as autoridades cachoeirenses apresentaram um panorama da segurança pública em Cachoeiro, no que compete ao município, destacando projetos com foco na prevenção desenvolvidos pela Secretaria Municipal e Segurança e Trânsito, principalmente por meio da Guarda Civil Municipal, e outros setores da prefeitura.

Também foram destacados os esforços para liberação do porte de armas de fogo para guardas municipais, o trabalho integrado com a polícias e a atuação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e do Conselho Municipal de Segurança, como ferramentas de integração.

Em seguida, o município formalizou o interesse em celebrar novo convênio com a Polícia Civil (PC) para manter a cessão de servidores da prefeitura à corporação, para atuação na Casa do Cidadão, responsável pelo atendimento para emissão de carteiras de identidade.

Em contrapartida, a Academia de Polícia Civil ministraria cursos anuais de formação para a Guarda Municipal e de formação inicial para aprovados em futuro concurso da Guarda. Também foi solicitada a doação de equipamentos policiais, como pistolas elétricas.

O secretário Roberto Sá frisou que a participação dos municípios no sistema de segurança pública é fundamental, na prevenção primária, e parabenizou Cachoeiro pelas ações que tem implementado na área.

“Vou analisar as demandas com muito carinho e fazer o que for possível para darmos continuidade a esse convênio. Ter funcionários da prefeitura contribuindo conosco lá é importante. Também temos o maior interesse na questão da capacitação dos guardas municipais. Inclusive, na aula inaugural, gostaria de falar aos guardas municipais que eles são tão importantes quanto os policiais. São missões que se complementam”, avalia Sá.

O município também apresentou projetos para expansão da central de videomonitoramento, implantação do Cerco Inteligente de Segurança – utilizado para combater roubos de carros e crimes que envolvem o uso de veículos – e construção do Centro de Operações na Ilha da Luz.

O prefeito Victor Coelho avaliou a agenda como muito positiva. “Mostramos o amplo trabalho que temos feito em prol da segurança pública, naquilo que cabe ao município fazer, o nosso interesse em ampliar as parcerias com a Sesp e o que estamos planejando para tornar Cachoeiro uma cidade mais segura. Foi muito produtivo”, destacou.

O secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes, ressaltou o fato de essa ser a primeira reunião com Roberto Sá, que está no comando da Sesp há um mês. “Pudemos apresentar um diagnóstico da nossa atuação em Cachoeiro e nos colocamos à disposição para trabalhar de forma integrada”, frisou.

A reunião também contou com a presença do subsecretário estadual de Integração Institucional, Guilherme Pacífico, e dos secretários municipais de Governo, Paulo Miranda, de Modernização e Análise de Custos, Alexandro da Vitória, e do coordenador da Defesa Civil de Cachoeiro, Inácio Daroz.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *