Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home3/esnotici/domains/espiritosantonoticias.com.br/public_html/wp-content/themes/layout_2019/single.php on line 11

Sedu homenageia alunos vencedores da “Olimpíada Brasileira de Matemática”

Alunos capixabas, que são feras em Matemática, lotaram o Teatro Universitário, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, na última sexta-feira (20), para receberem medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). A cerimônia foi realizada pela Secretaria da Educação (Sedu).

No evento, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que a conquista destes alunos é uma inspiração para toda a Rede. “Vocês nos inspiram a pensar que é possível encher novamente este teatro com outros alunos e que é preciso trabalharmos para que muito mais estudantes encontrem a beleza dos números como vocês encontram. Vocês mostram que a Matemática é bonita e os números fazem sentido, na música, na arquitetura e em diversos outros campos do conhecimento, em que há muita Matemática aplicada. Parabéns a todos, vocês são o orgulho para suas famílias e para todos nós da Sedu!”, afirmou.

Os premiados são alunos das Redes Estadual, Federal e Municipais. Entre os 222 alunos do Espírito Santo, 76 medalhas foram conquistadas por alunos da Rede Estadual, sendo seis medalhas de ouro, 19 de prata e 51 de bronze.

Nesta edição, 1.463 estudantes capixabas também foram premiados com menções honrosas, representando um aumento de 12% em relação à OBMEP 2018. Participaram da 15ª edição da OBMEP 317.501 estudantes, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de 980 escolas (estaduais, municipais, federais e privadas) do Espírito Santo, representando 92% das escolas públicas e privadas de todo Estado e atingindo 100% dos municípios capixabas.

Segundo o diretor-presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes, “o conhecimento em Matemática é fundamental para nos situarmos no momento histórico atual e nos prepararmos para as mudanças na sociedade e no mercado de trabalho. Hoje em dia, tomamos conhecimento sobre os fatos e o mundo por meio de interfaces computacionais, que utilizam as linguagens Matemática e de programação para serem desenvolvidas. Tudo isso mostra a importância de estimular o aprendizado em estudantes das escolas capixabas para que eles possam se inserir nessa realidade e ter mais oportunidades de formação e de trabalho no futuro”, disse.

Sobre a competição no Brasil

Criada em 2005, com o objetivo de popularizar o ensino de Matemática entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio, a Olimpíada Brasileira de Matemática registrou este ano um novo recorde de escolas inscritas, com um total de 54.831 instituições, abrangendo 99,71% dos municípios de todo o País. O número total de inscritos foi de 18.158.775 estudantes do Ensino Fundamental e Médio, oriundos de 49.002 escolas públicas e 5.829 escolas particulares.

A prova da 1ª fase aconteceu no dia 21 de maio. Após a correção das avaliações, realizada nas próprias escolas, um total de 949.240 estudantes foram classificados para a segunda fase, realizada no dia 28 de setembro.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*