Secretários Estaduais de Educação se reúnem no Consed

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, participou da última reunião ordinária de 2019 do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O encontro aconteceu nessa quarta-feira (04), em São Paulo e foi realizado no Instituto Insper. O anfitrião do Consed foi o secretário de Educação de São Paulo, Rossieli Soares.

Ainda pela manhã, os secretários fizeram uma avaliação do ano, considerando os principais desafios enfrentados, especialmente no setor de finanças, e os principais resultados das gestões estaduais no período. A implementação da Base Nacional Comum Curricular, incluindo a construção dos currículos, e a expansão das redes de Educação em Tempo Integral figuraram entre as ações mais citadas pela maioria dos gestores.

Após a rodada de avaliação, os secretários entraram na pauta mais discutida no decorrer de todo ano, a reestruturação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O Consed tem feito um trabalho junto ao Congresso Nacional e ao Fórum de Governadores para aprovar a PEC do Novo Fundeb e garantir a permanência do fundo entre as fontes de recursos da Educação Básica.

À tarde, a secretária da Educação, Juventude e Esportes do Estado do Tocantins e coordenadora da Câmara de Educação do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, Adriana Aguiar, fez uma apresentação sobre a última reunião do grupo. Ela citou como principal projeto a ser desenvolvido pelos estados da região um programa de alfabetização em regime de colaboração entre redes estaduais e municipais.

Logo após, foi a vez da secretária de Estado da Educação do Mato Grosso, Marioneide Kliemaschewsk, fazer uma devolutiva dos trabalhos da Frente de Formação de Gestores do Consed, coordenada por ela ao lado da secretária do Tocantis. Marioneide Kliemaschewsk citou que em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a frente está construindo uma plataforma nacional de formação para os diretores escolares.

Antes de entrar na parte final da programação, com a participação de representantes do Ministério da Educação, o secretário de Educação de Pernambuco e vice-presidente do Consed, Fred Amancio, fez um convite aos secretários. Ele anunciou para fevereiro de 2020 a primeira reunião ordinária do Consed, que será realizada em Pernambuco.

Fechando as apresentações dos secretários, antes da participação dos representantes do Ministério da Educação, o vice-presidente do Consed, Fred Amancio, fez um convite aos presentes. Ele anunciou que a primeira reunião do conselho em 2020 acontecerá em Pernambuco, no mês de fevereiro, e convidou os secretários a participarem.

O secretário capixaba destacou o ano de trabalho junto ao Consed: “foi um momento nacionalmente importante para nos unirmos como secretários de educação e para nos projetarmos, no melhor sentido da expressão, nas pautas que nós julgamos ser relevantes e que nós consideramos ter uma perspectiva correta. Eu pude perceber isso no Espírito Santo e em outras temáticas específicas por outros estados aqui representados. É motivo de muita alegria estar aqui hoje, pois a gente encerra o ano podendo, mais uma vez, voltar para temas relevantes, fazer o fechamento de um ano agitado e de grandes experiências e que seja o prenúncio de mais três anos de boas entregas e um ótimo trabalho”.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *