Secretaria de Saúde promove agendamento de serviços para encerramento do Outubro Rosa

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim realizará, no dia 29 de outubro, uma ação especial de encerramento da campanha do Outubro Rosa. A atividade ocorrerá na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu, das 16h às 20h, e será necessário agendar horário para ter acesso aos serviços oferecidos.

Nesta quinta-feira (22), a partir das 13h, as mulheres interessadas poderão se dirigir até um dos guichês da unidade, localizada no bairro Santo Antônio, para marcar exame preventivo e consulta com nutricionista.

Na sexta-feira (23), no mesmo horário, poderá ser marcado atendimento de enfermagem para solicitação de mamografia (pacientes de 50 a 69 anos). Também haverá agendamento de ultrassonografia e consulta de ginecologia para mulheres que já realizaram a solicitação anteriormente.

Para fazer o agendamento, será necessário se dirigir até a Policlínica Municipal Bolívar de Abreu portando documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS e comprovante de residência. No caso do atendimento para solicitação de mamografia, será exigida, também, xerox dos documentos originais.

Além dos serviços agendados, a ação de 29 de outubro oferecerá orientação em saúde mental para mulheres, atendimento odontológico e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, sem necessidade de marcação prévia.

Campanha

Durante todo o mês de outubro, atividades de conscientização a respeito do câncer de mama e da saúde da mulher em geral estão sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cachoeiro. As ações incluem palestras e rodas de conversa – respeitando as medidas de distanciamento social –, coleta de exame preventivo e reforço em solicitações de mamografia.

As equipes das 32 UBS de Cachoeiro são preparadas para oferecer todas orientações às pacientes a respeito do câncer de mama e de outras doenças que acometem o público feminino – desde informações sobre prevenção, tratamento e acesso a exames.

Para realizar a mamografia, preconizado para acontecer rotineiramente em mulheres entre 50 e 69 anos, é necessário que a paciente compareça a uma UBS e solicite a avaliação de um enfermeiro. Quando houver necessidade de avaliação médica, esta será, também, agendada através da unidade. Além disso, o exame poderá ser solicitado independente da faixa etária, como em casos de detecção de nódulo e/ou histórico familiar de risco.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *