SEBRAE entrega Plano LIDER aos municípios da Região do Caparaó, no Teatro Fernando Torres em Guaçuí

Momento muito importante para o Caparaó, entrega do Plano Lider pelo Sebrae – Foto Divulgação

Sebrae faz o lançamento do Plano de Desenvolvimento Regional do Programa LIDER no Teatro Fenando Torres em Guaçuí

O Sebrae ES, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Caparaó e com o apoio da Prefeitura de Guaçuí, realizou o lançamento do Plano de Desenvolvimento Regional do Caparaó Capixaba, dentro do Programa Líder (Liderança para o desenvolvimento regional). A cerimônia aconteceu na noite desta terça-feira (3), no Teatro Municipal Fernando Torres, com a presença da vice-governadora Jaqueline Moraes, da prefeita de Guaçuí, Vera Costa, demais prefeitos da região e autoridades, além de representantes do Sebrae, secretarias estaduais e pessoas que participaram do programa.

13 municípios foram contemplados com o Plano elaborado a muitas mãos – foto divulgação

Durante a solenidade, depois da recepção aos convidados, em especial à vice-governadora, que contou com a apresentação da Orquestra O Som das Águas do Caparaó, de Irupi, e da exposição de produtos da região, no hall de entrada do teatro, foi feito um breve relato sobre o andamento do programa que teve muitas reuniões realizadas em Guaçuí e demais municípios. Depois foi apresentado um vídeo com a participação dos facilitadores de cada município – entre estes o controlador geral do município de Guaçuí, Weriton Soroldoni –, além da entrega oficial do plano e a assinatura do protocolo de intenções pelos prefeitos.

Enfático, o diretor-presidente do Sebrae afirma que o Projeto Líder estava há mais de 10 anos no calendário de eventos. “O projeto Liderança para o Desenvolvimento Regional estimula a economia colaborativa local, forma líderes e cria novas oportunidades de negócios que dão dinamismo a região. Com mais este produto, o Sebrae cumpre a sua função de melhorar o ambiente do pequeno negócio, contribuindo com o desenvolvimento sustentável”, assegurou.

Prefeitos, Sebrae, vice-governadora e lideranças políticas – foto: divulgação

Para Pedro Gilson, o LIDER mobiliza lideranças, efetiva as vocações profissionais e otimiza os recursos locais com ênfase no crescimento das MPEs e MEIs. “O Líder surge como uma solução inovadora para viabilizar a atuação do Sebrae de maneira integrada em diversos territórios do país. A proposta é criar uma rede de lideranças e grupos de trabalho que possam identificar, organizar, planejar, priorizar e criar políticas públicas necessárias ao desenvolvimento, conforme peculiaridade de cada região”, frisou Pedro Gilson Rigo.  

A união dos municípios podem somar muito mais para o desenvolvimento da Região do Caparaó – foto Divulgação

Com a presença dos prefeitos da região do Caparaó, Luciano Pingo de Ibatiba, Coronel Weliton de Iúna, Marcos Messias de Bom Jesus do Norte, José Guilherme de Alegre, Reginaldo de Souza, Ibitirama, Vera Costa, Guaçuí, João Lourenço, Brejetuba, Fabrício Petri, Anchieta, os vice-prefeitos:  Paulinho de Irupi, o de Muniz Freire, deputado Luciano Machado e a vice-governadora Jacqueline Moraes representando o governador, Renato Casagrande, foi entregue  pelo diretor-presidente do Sebrae, o Plano de Desenvolvimento Regional do Programa LÍDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional do Caparaó, construído pelas Lideranças dos setores – público, privado e terceiro setor – dos 13 municípios que compõem essa região. O objetivo do Plano é incentivar o trabalho integrado realizado pelas lideranças da região do Caparaó.

A vice-governadora Jacqueline Moraes foi representar o governo na entregado Plano Lider

Oportunamente, a vice-governdora, Jacqueline Moraes falou aos prefeitos e lideranças presentes da importância deste momento para a Região do Caparaó que já apresenta características próprias para o desenvolvimento em diversos pontos, cujo potencial é grande no turismo rural, com agroturismo, e a agricultura forte somando na economia dos municípios da região.

O prefeito de Anchieta Fabricio Petri falou aos prefeitos da região do Caparaó como dar a volta por cima mesmo em tempo de crise – foto/ Divulgação

O prefeito de Anchieta, Fabricio Petri ministrou palestra Gente que faz onde falou dos momentos difíceis quando assumiu a gestão com dívidas e ainda assim conquistou diversos prêmios, que vem recebendo devido ao trabalho inovador a frente da Prefeitura. Petri destacou o Prêmio Sebrae Estadual e o Prefeito Empreendedor, prêmio nacional onde focou no Programa Anchieta Criativa e Empreendedora.

A vice-governadora recebendo a camisa Amigos do Caparaó – foto/ PMG

O prefeito de Iúna, Coronel Weliton foi enfático em relação a importância do Plano entregue ontem: “Importância histórica, visto que a região do Caparaó compreende municípios com características físicas, sociais, culturais e econômicas semelhantes e o desenvolvimento regional traz benefícios regionais e não individuais, fomento das políticas públicas de forma organizada colocando o interesse público sempre a frente, com a finalidade de trazer qualidade de vida aos moradores da região, desenvolvimento sustentável em seus vários eixos temáticos e alavancando o turismo que é uma vocação natural do Caparaó, como forma de acolhimento e geração de emprego e renda’, ressaltou.

 “A palavra de hoje é gratidão! Pelas amizades conquistadas, pelo aprendizado, pela união dos Municípios… enfim, pelo Grupo Líder do Caparaó. Entrega do Plano de Desenvolvimento Regional do Caparaó”, sintetizou a secretária de Cultura, Esporte, Turismo de Iúna, Iolanda Vial.

Fazem parte do Consórcio Caparaó os municípios de Alegre, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.

O QUE É O LIDER

O projeto LÍDER tem características singulares para contribuir com a melhoria do ambiente de negócios e a promoção do desenvolvimento territorial. O projeto piloto foi realizado no Estado com o propósito de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, estimulando o empreendedorismo.

Os municípios que contemplam a região do Caparaó, na sua totalidade durante a implantação do projeto na região, são Alegre, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.

De acordo com a analista da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae ES o foco do Programa é incentivar as lideranças a trabalharem de forma integrada e participativa, implementando ações nos municípios para gerar desenvolvimentos para a região a partir da criação de um ambiente favorável para os pequenos negócios.

Segundo a analista, isso pode ser feito promovendo ações voltadas aos pequenos negócios, ao fomento de novos empreendimentos, que sejam geradoras de ocupações produtivas e de renda na região, considerando-se como melhor estímulo ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas, fortalecendo o processo de crescimento a partir do ponto forte de cada organização.

O Plano de Desenvolvimento Regional do Caparaó Capixaba reúne 13 municípios do Espírito Santo e tem como missão promover a integração regional, para fomentar e evidenciar as potencialidades do Caparaó Capixaba.

Programa LÍDER

Desde a sua implantação, o Programa LÍDER Caparaó tem se mostrado um instrumento de mobilização, articulação, planejamento e gestão do desenvolvimento, integrando empresários e gestores públicos no esforço de promover o desenvolvimento regional sustentável.

A analista do Sebrae ES destaca os principais legados que o projeto deixará para o território do Caparaó: “Destacamos a criação e manutenção de uma agenda estratégica, além do processo continuado de discussão pelos agentes públicos municipais e atores locais, visando o desenvolvimento sustentável da região, por meio da apropriação da estratégia e do conhecimento oriundos do programa LÍDER. Outro ponto é o fortalecimento da relação institucional do Sebrae com os órgãos públicos e entidades privadas, e a consolidação de um ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios na região”.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *