SAÚDE: cardiologista associa infarto a estilos de vida

As mortes do secretário de Finanças de Itapemirim, Flávio Ribeiro e do prefeito de Venda Nova do Imigrante no fim de semana Braz Delpupo por infarto podem estar relacionadas ao estilo de vida

PERIGO

O final de semana foi marcado pela morte dois homens bem conhecidos na política no Sul do Espírito Santo. O secretário interino de Finanças de Itapemirim, Flávio Ribeiro da Silva, infartou na noite de sexta-feira, 26 e faleceu. Já na noite seguinte, o prefeito de Venda Nova do Imigrante, Braz Delpupo, 70 anos infartou enquanto dirigia seu veículo e foi a óbito.

As últimas mortes de infarto chamou atenção da Reportagem para assunto e para explicar melhor o que é esta doença que mata 60% dos homens e 40% das mulheres, além de jovens e até crianças, com menor incidência, conversou com o cardiologista, Giorgio Tunholi, que também é diretor Clínico do Hospital Nossa Senhora da Conceição em Piúma.

Perguntado se, o estresse, a pressa, a cobrança atual por resultados, o excesso de trabalho podem ser associados aos casos de infarto, o cardiologista foi enfático, assegurou que é nítido a relação do estilo de vida com a incidência de doenças cardiovasculares. “O ritmo acelerado de trabalho, cobranças excessivas, problemas financeiros, pressões psicológicas, pouco tempo pro lazer, são os fatores principais que levam ao estresse. Além da aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, uma teoria recente explica como o estresse pode levar a um infarto ou a um acidente vascular cerebral (AVC)”, frisou.

Giorgio ressaltou que, segundo uma pesquisa feita na Faculdade de Medicina da Universidade Harvard, Estados Unidos, situações estressantes provocam uma produção excessiva de glóbulos brancos no organismo. Essas células fazem parte do sistema imunológico de um indivíduo. “Em excesso, porém, podem se acumular nas paredes das artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo e favorecendo a formação de coágulos – elevando, assim, o risco de doenças cardiovasculares. Hábitos de vida saudáveis, atividade física regular, boa alimentação, evitar o estresse, controle das taxas no sangue e dos fatores de risco, ajudam a prevenir o infarto. Caso sinta algum sintoma descrito acima, procure o atendimento médico mais próximo”, aconselhou o cardiologista.

Infarto Agudo do Miocárdio e Estresse Peicologico

O infarto agudo do miocárdio é popularmente conhecido com ataque cardíaco, um processo de morte (necrose) de parte do tecido do músculo cardíaco, por falta de oxigênio no local, devido à obstrução da artéria coronaria (artéria que irriga o coração). A obstrução ocorre em geral pela formação de um coágulo em uma artéria previamente. Comprometida por aterosclerose (placa de gordura), causando um bloqueio do fluxo sanguíneo no local.

Sintomas mais comuns:

– Dor ou desconforto no peito

– Falta de ar

– Sudorese

– Palidez cutânea

– Nausea e vomito

– vertigem

Principais fatores de risco:

– Hipertensão arterial (pressão alta).

– Diabetes.

– tabagismo.

– aumento das taxas de colesterol e triglicerídeos no sangue.

– Sedentarismo.

– estresse.

– história familiar.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *