Samarco lança estratégia de sustentabilidade e divulga declaração de compromisso

Com o propósito de fazer uma mineração diferente, como foco na sustentabilidade para conduzir o negócio, a Samarco lançou, nesta quarta-feira (21), sua estratégia de sustentabilidade e divulgou sua declaração de compromisso. A estratégia foi revisitada após um processo colaborativo que envolveu todas as áreas da empresa, pesquisa e entrevistas com lideranças e formadores de opinião, e considera objetivos e metas específicos a serem alcançados em 2021 e 2022.   

Alinhada aos desafios e tendências atuais de sustentabilidade ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança), a Declaração de Compromisso com a Sustentabilidade da Samarco está alicerçada na governança e cultura organizacional, estruturada ainda em três pilares: relações sociais, meio ambiente e segurança e inovação. Nela, a Samarco reforça o seu propósito de gerar resultado e construir valor para a sociedade, buscando gestão de seus impactos, sobretudo, colaborando com o desenvolvimento socioambiental nos territórios e comunidades anfitriãs em Minas Gerais – Mariana, Ouro Preto, Catas Altas e Santa Bárbara, e no Espírito Santo – Anchieta, Guarapari e Piúma.  

“A nova estratégia de sustentabilidade inclui aprimorar os indicadores e envolve ações em relação ao meio ambiente e ao desenvolvimento da sociedade, com o objetivo de reforçar nossa geração de valor e de reconstruir um relacionamento mais próximo e de confiança e respeito nos territórios onde somos recebidos. Mais do que uma declaração, garantiremos que nossas atividades são desenvolvidas com máximo respeito a vida de todos os seres e o meio ambiente”,  afirma o diretor-presidente Rodrigo Vilela.  

Entre os objetivos traçados e os aprendizados adquiridos, estão as boas práticas sustentáveis que incluem a utilização de novas tecnologias no processo produtivo do minério de ferro, permitindo que 90% da água extraída com a filtragem seja recuperada e recirculada no processo produtivo, reduzindo os impactos sobre o meio ambiente.   

Para o diretor de Projetos e Sustentabilidade, Reuber Koury, a partir da retomada, em dezembro do ano passado, a Samarco busca o desenvolvimento sustentável, o uso consciente e planejado dos bens ambientais, e no sistema de disposição de rejeitos, o que reforça o compromisso em atender as demandas atuais sem prejudicar as gerações futuras, unindo segurança e inovação, da mina ao porto. “É um compromisso vivo e que vai se consolidar e evoluir por meio de iniciativas práticas, cujos temas direcionadores e respectivos resultados deverão ser discutidos e avaliados constantemente com todos os públicos envolvidos”, comentou.  

A Samarco retomou de forma gradual suas atividades operacionais em Minas Gerais e no Espírito Santo, com 26% de sua capacidade produtiva, adotando novas tecnologias para disposição de rejeitos, empilhando a seco cerca de 80% do volume a ser gerado no beneficiamento do minério de ferro.   

Mais informações sobre a Declaração de Compromisso da Samarco, acesse: www.samarco.com/sustentabilidade.   

Pilares da Sustentabilidade  

Governança e Cultura Organizacional 

Buscamos evoluir rumo a uma mineração diferente, em parceria com nossos empregados e os diversos públicos com os quais nos relacionamos. Além dos nossos valores e traços culturais, o nosso compromisso com a Sustentabilidade segue ainda pautado pelos pilares Relações Sociais, Meio Ambiente e Segurança e Inovação.  

Relações sociais: 

– Assegura e dissemina os direitos humanos, criando oportunidades iguais.  

– Investe na capacitação profissional, dentro e fora da Samarco.  

– Aberta ao diálogo ativo em prol dos interesses locais.  

– Exerce uma mineração cada vez mais ética, com metas claras e canais de comunicação acessíveis.  

Meio ambiente: 

– Atua fortemente na reconstrução das relações sociais e ambientais.  

– Conserva e protege a biodiversidade, monitorando e preservando a fauna e a flora da nossa área de influência.  

– Opera de forma responsável no uso dos recursos naturais, observando a capacidade de regeneração da natureza.  

Segurança e Inovação:  

– Valoriza a vida, identificando e prevenindo riscos à saúde e à segurança de todos os seres vivos.  

– Busca a excelência no uso de tecnologias que aprimorem a capacidade de transformar e inovar.  

– Une forças com outras mineradoras para obter soluções inovadoras que contribuam para a nossa atividade e para a sociedade.  

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *