Salve Salve São Pedro

São Pedro é considerado o mais sério dos três santos juninos. Dizem que Santo Antônio é o santo casamenteiro, mas é no dia de São Pedro que se escolhe o melhor pretendente. Espécie de multipadroeiro, o primeiro papa da Igreja Católica é também protetor dos pescadores, já que essa era a sua profissão. Por isso, em seu dia, procissões marítimas ocorrem em diversas cidades litorâneas. Além disso, é o santo das viúvas e viúvos. Os evangelhos falam até na sua sogra, mas não sobre sua esposa. Pedro era viúvo. São Pedro também tem forte ligação com aqueles que desejam comprar casa própria. Tudo porque Jesus disse: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja”.

O catolicismo popular interpretou como se Cristo estivesse lhe escolhendo como guardião das chaves dos céus. Neste sábado (29) é dia de festejar São Pedro. Em Cachoeiro de Itapemirim a Festa é recheada de emoções com homenagens diversas a seus filhos ilustre.

O ponto alto da festa em Cachoeiro é a chegada do Cachoeirense Ausente nº01, este ano Neuza Maria Brunoro Costa, a entrega de títulos e comendas na Câmara também a Cachoeirense Presente, a escritora Marilene Depes. A Festa de São Pedro em Cachoeiro é extensa com baile de gala, Festa da Praça Vermelha, Conserto no Teatro, Corrida de São Pedro a show s nacionais.

Em Anchieta te procissão marítima e homenagem ao pescador ausente, em Piúma, o resgate da Festa criado pelo pescador Oenes Taylor. Cuja memórias serão relembradas na crônica de sua neta, Fernanda Taylor.

 

Comunicado

 

Nesta edição serão suprimidas as colunas: Boca do Inferno, Sobe e Desce, Flagrante, Literatuando e é o Máximo. A editora está com dengue.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *