RuralturES 2021 | Falta 1 mês para o início

Contagem regressiva: falta um mês para a RuralturES 2021 (Feira Estadual de Turismo Rural), de 25 a 28 de novembro, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante, nas Montanhas Capixabas. Com o tema “Turismo de Experiências”, o evento promete lazer, negócios, diversão e aprendizado em quatro dias de programação.

A proposta é fazer o público experimentar diferentes experiências do turismo rural que podem ser vivenciadas no “novo normal”. Estão previstos 50 stands com expositores, praça gastronômica, fazendinha, arena para aulas show transmitidas pela internet, ciclismo e voo livre virtuais e outras atrações pautadas pela segurança em tempos de pandemia.

A realização é do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com a correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES), Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e Prefeitura de Venda Nova do Imigrante.

O cumprimento aos protocolos sanitários norteia todo o planejamento do evento, tanto nos atrativos quanto na distribuição espacial, para garantir a segurança dos participantes. A ideia é movimentar não somente o local da RuralturES, como também os destinos de turismo rural, incluindo o agroturismo da região, nos dias de evento.

Segundo a secretária executiva do Convention, Andreia Rosa, os cuidados vão começar na portaria do Centro de Eventos, onde haverá medição de temperatura dos visitantes. “As pessoas poderão circular com segurança dentro do formato proposto. Tiramos o estacionamento da área interna e vamos utilizar também toda a parte não coberta do Centro de Eventos para exposições e, assim, distribuir melhor o público e evitar aglomerações”, diz.

Café e cerveja terão destaque

Um dos destaques será o espaço onde empreendimentos turísticos das Montanhas Capixabas vão convidar os visitantes para experimentar diferentes sensações no copo e na xícara.

Com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), o local contará com dez cervejarias e nove negócios ligados a cafés especiais que já recebem turistas na região. Os empreendimentos são localizados em Afonso Cláudio, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

Além de servir como vitrine para os negócios, o espaço na RuralturES será o primeiro desafio desses empreendedores na oferta de um serviço formatado como turismo de experiência. É o que afirma a coordenadora regional do Sebrae-ES, Christina Haddad Vieira.

Foi feito um diagnóstico sobre cada empreendimento para saber o que precisa ser melhorado para transformar o produto em experiência turística. A ideia é que os empreendedores estejam alinhados com a proposta da experiência, e não só oferecer um bom café ou uma boa cerveja ao turista, mas algo mais consistente e orientado”, diz.

O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau mobilizou e envolveu o trade para a ocasião e visa a inserção desses produtos de experiências no mercado. “É mais um destaque para o destino Montanhas Capixabas no cenário nacional. Nós estamos promovendo capacitação, criação de novos produtos e a política de regionalização no território”, destaca Leandro Carnielli, diretor-presidente do Convention.

O único empreendimento não ligado ao segmento de cervejas artesanais e cafés especiais que estará representado no espaço é a Área de Lazer Celso de Oliveira, de Conceição do Castelo. Durante a Feira, o proprietário que dá nome ao destino turístico, vai promover passeios de mula saindo do “Polentão” em direção ao trecho da Rota Imperial compreendido entre o centro de Venda Nova e as Sete Curvas. Uma experiência que promete diversão para toda a família.

Aulas show

Repetindo o sucesso da edição nacional de 2019, que inspirou a organização da RuralturES, as aulas show serão outro ponto alto do evento. A coordenação está a cargo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/Venda Nova), que está selecionando chefs para quatro momentos de interação com o público no local da Feira e com transmissões ao vivo pela internet. As indicações geográficas (IGs) da região terão destaque nas receitas, a exemplo do socol e do Café das Montanhas do Espírito Santo.

SERVIÇO:

RuralturES 2021

Quando: de 25 a 28 de novembro

Onde: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, em Venda Nova do Imigrante (ES)*Site: www.ruraltures.montanhascapixabas.org.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *