Rubem Braga: Textos do maior cronista do Brasil agora verbalizados

“Crônicas de Espírito Santo” apresenta a infância e juventude do jornalista e escritor capixaba Rubem Braga

Os textos ácidos e cheios de metáfora do maior cronista do Brasil, Rubem Braga, foram verbalizados pela Tocalivros Studios. A obra na qual o jornalista homenageia seu estado natal, Crônicas de Espírito Santo, chega ao aplicativo pela voz do ator João Roncatto em uma parceria com a editora Global.

As 52 crônicas reunidas na obra guardam as mais doces lembranças da infância e juventude de Rubem Braga em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo e, também, o olhar amoroso sobre os necessitados e esquecidos. Mescla a indignação do cronista com a defesa pela sua terra de origem, tecidos com o lirismo tão característico do autor.

A produção, de um pouco mais de quatro horas, tem um momento marcante: a crônica Congo. Nela, a narração é misturada a uma canção interpretada por Juscelino Filho, por meio das informações do autor e uma pesquisa do cancioneiro popular da região capixaba.

Rubem, carinhosamente apelidado como “Sabiá da Crônica”, popularizou a crônica moderna no Brasil e a elevou a categoria de gênero literário. Trabalhou em importantes redações do país, atuou na comunicação por 62 anos e escreveu mais de 15 mil crônicas até falecer, em 1990, na capital do Rio de Janeiro.

Com este audiolivro, a Tocalivros soma um acervo de 130 importantes obras da literatura brasileira da clássica a moderna, composto também por nomes como Ignácio de Loyola Brandão, Monteiro Lobato, João Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Machado de Assis, entre muitos outros.


Ficha técnica:Título: Crônicas do Espírito Santo
Editora: Global Editora
Produção: Tocalivros Studios
Gênero: Literatura brasileira
Autor: Rubem Braga
Narrador: João Roncatto
Formato: Audiolivro
Páginas: 208
Duração: 4h05m48s
Preço: R$ 45 (ou no plano de assinatura ilimitada por R$ 14,90/mês)
Data de Lançamento: 10/09/2021
Link de venda: https://bit.ly/cronicasES

Narrador e ator João Roncatto – Divulgação/Tocalivros

Sobre o narrador: João Roncatto é ator formado pelo Teatro Escola Macunaíma, em 2005. Atuou em diversas peças do circuito alternativo de São Paulo. Atua há 13 anos com o Grupo Ria de teatro montando adaptações de clássicos da literatura universal para o entendimento de vestibulandos. É o interprete do personagem Azedo Azedume da série infantil “Parque Patati Patatá” da Discovery Kids. Também marca presença em diversas campanhas publicitarias na TV e na internet.

Sobre o autor: Rubem Braga (1913-1990) foi um escritor e jornalista brasileiro. Tornou-se famoso como cronista de jornais e revistas de grande circulação no país. Foi correspondente de guerra na Itália e Embaixador do Brasil em Marrocos. Publicava suas crônicas aos sábados no jornal O Estado de São Paulo. Foram 62 anos de jornalismo e mais de 15 mil crônicas escritas, que reunia em seus livros. Rubem Braga faleceu, no Rio de Janeiro, no dia 19 de dezembro de 1990.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *