Renato Casagrande reassume Governo após missão internacional

O governador do Estado, Renato Casagrande, reassumiu o cargo no início da tarde desta sexta-feira (27), após viajar em missão internacional para Itália, onde participou da Feira Internacional de Comércio de Pedras, Design e Tecnologia – a Marmomac 2019. A reassunção do cargo aconteceu no Gabinete do Governo, no Palácio Anchieta, em Vitória. A missão no exterior de sete dias resultou no acordo comercial com a Câmara de Comércio Ítalo-brasileira, além do acerto da confecção de um acordo de cooperação comercial, cientifica e cultural com a Região do Vêneto.

Jacqueline Moraes conduziu o Governo uma semana, hoje ela entregou o posto a Renato Casagrande – Foto/ Assessoria de Comunicação

Casagrande também conheceu a H-Farm, uma conceituada instituição de ensino e inovação, além de ter se encontrado com os presidentes das regiões do Vêneto e da Lombardia – cargo que equivale ao de governador no Brasil. O chefe do Executivo estadual ainda se reuniu com representantes da Associação dos Amigos do Estado Brasileiro do Espírito Santo (AES).

Renato Casagrande reassume o governo – Foto/ assessoria de Comunicação

“Mais importante da viagem foi o fortalecimento institucional, como as reuniões com os presidentes da Lombardia e do Vêneto, estreitando as relações com aquelas regiões. Vamos formalizar um acordo de cooperação comercial, cultural, de inovação tecnológica com a região do Vêneto e isso vai marcando nossa presença lá.  Tem muitas empresas daqui que atuam naquela região e empresas de lá que atuam no Espírito Santo”, pontuou Casagrande, que ressaltou os acordos assinados na Itália.

“Temos muitas ações que já acontecem e agora serão potencializadas. Assinamos um acordo com a Câmara de Comércio Ítalo-brasileira. Eles trabalharão lá e aqui para que possamos ser a porta de entrada do mundo para o Brasil e que também possamos ser a porta de saída dos produtos brasileiros. Falamos da nossa boa gestão fiscal, do nosso Fundo Soberano que foi muito bem aceito e essas agendas geram oportunidades aos capixabas”, frisou.

Balanço interinidade

O governador Casagrande fez ainda um balanço do período de interinidade da vice-governadora Jaqueline Moraes, que se tornou a primeira mulher eleita a assumir o cargo de chefe do Executivo estadual:

“Jaqueline foi muito bem. É importante ela ter assumido o cargo, como irá assumir outras vezes. Mas essa primeira tem um simbolismo muito grande por ser a primeira vez que uma mulher eleita pelo povo assumiu o Governo do Estado. Tivemos compromisso e equilíbrio nesse tempo. A Jaqueline deu continuidade às agendas e deu conta do recado. Parabéns a Jaqueline!”, afirmou.

Por fim, Casagrande ressaltou a força das empresas capixabas que atuaram na Marmomac, que é a principal feira do setor de rochas do mundo. “Tinham 40 empresas do Espírito Santo apresentando seus produtos, tecnologias e design. O setor de rochas se profissionalizou e lá na Itália é ainda mais forte. Os capixabas estão de parabéns mostrando força e fazendo negócios com o mundo todo”, asseverou.

Missão oficial gera acordos comerciais

A primeira missão oficial do governador Casagrande à Itália foi marcada por dois acordos comerciais. O primeiro, assinado em Milão com a Câmara de Comércio ítalo-brasileira, prevê uma parceria aos empresários capixabas que atuam na Itália e aos empresários italianos que queiram se instalar no Espírito Santo.

Em reunião com o Governador da Região do Vêneto, Luca Zaia, Renato Casagrande acertou um acordo a ser assinado para intercâmbio cultural, comercial e científico entre os Estados. O Vêneto é a região da Itália que tem a maior colônia de imigrantes no Espírito Santo.

Casagrande também conheceu a instituição modelo de ensino e inovação, H-Farm, que investe na formação de crianças, jovens e adultos para as profissões do futuro, além de fomentar as startups.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *