Publicidade

Regras do debate definidas, coligação de Martha não comparece a reunião e nem justifica ausência

A coligação de Martha Scherres não compareceu à reunião, as regras foram debatidas ontem

A reunião que decidiu as regras para o debate entre os candidatos a prefeito de Piúma foi realizada na noite desta terça-feira, 03, no Restaurante D’ Angiles, na orla da praia. Apenas duas coligações marcaram presença, a do candidato Samuel Zuqui, “Para Piúma voltar a crescer” e  Moacir Lima, “Piúma, renovação para todos”,  já a coligações “Juntos por Piúma” do candidato Paulo Cola e o “Futuro é Agora”, de Juninho Taylor justificaram ausência, tinham reuniões já agendadas e aceitaram receber as regras por e-mail.

A coligação “Piúma de Todos nós”, da candidata Martha Scherres não confirmou presença, não foi nem justificou a ausência.

As regras ficaram acertadas, serão seis blocos de debates, sendo o primeiro com a apresentação dos candidatos em dois minutos.

Dando sequência, o segundo bloco ocorre o embate entre os candidatos, com temas livres entre eles. Ficou acertado que os representantes das coligações deverão chegar ao local, no Restaurante a Ilha uma hora antes, as 17h30 para que os sorteios ocorram e a ordem seja estabelecida. Todos os candidatos terão direito de pergunta e resposta.

Somente os convidados com as devidas credenciais terão acesso ao evento, ficando combinado que, cada candidato poderá levar até três assessores, sendo um jurídico para compor a comissão do direito de resposta.

O debate ocorre sexta-feira, 06, no Canal do YouTube do Jornal, e na página do jornal no Facebook. Increva-se no canal do jornal no YouTube.

Derik Ramos é o radialista convidado para a apresentar do Debate

A apresentação ficará com o radialista Derik Ramos, da Rádio Banana também fará a transmissão ao vivo. A mediação do debate fica com a metre em cerimônia Eliane Ferreira.

A mestre em cerimônia Eliane Ferreira será a mediadora do debate

“Decidimos convidar a radialista, Eliane Ferreira de Cachoeiro por ela ter extensa experiência com debates e ser de Cachoeiro de Itapemirim, sem nenhum vínculo com nenhum dos cinco candidatos. O nome de Derik foi aceito pelas Coligações “Para Piúma voltar a crescer” e, “Piúma, renovação para todos”.

A Rádio Piúma FM também fará a transmissão do debate ao vivo. “Todas as regras foram definidas pelo jornal que disponibilizou aos representantes das coligações e estes aceitaram e solicitaram ajustes. O candidato Juninho Taylor aceitou receber as regras por e-mail e disse que concorda, ele também confirmou presença ao debate”, frisou Luciana Maximo, responsável pelo Jornal.

A Coligação “Juntos por Piúma” enviou ao jornal questionamentos, o jornal recebeu e disse que não responderia, pois a coligação foi convidada a conhecer as regras em reunião e não se fez presente e nem enviou representante.

 Afim de tornar o debate transparente para toda a sociedade, o Jornal envia por e-mail as regras a todas as coligações.

“O local do evento será restrito aos convidados que terão acesso com as credenciais. Não será permitida permanência na área de militantes, nem de torcida do candidato. A pandemia não acabou, vamos seguir à risca a

RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA TRE-ES Nº 2/ 2020  que proíbe, no Estado do Espírito Santo, para as Eleições 2020, a realização de atos presencias de campanha eleitoral causadores de aglomeração. O debate não é um ato de campanha, mas é um evento que envolve candidatos e estes têm os seus apoiadores. Nossa preocupação é com a transmissão do novo Coronavírus. Agradeço a compreensão, pois o que desejamos é oportunizar aos eleitores que conheçam todos os candidatos e façam suas escolhas conscientes no dia 15. Todos os atos relacionados ao debate serão noticiados”, explicou Luciana Maximo, responsável pelo Jornal Espírito Santo Notícias.   

ENVIE SUAS PERGUNTAS

O Jornal Espírito Santo Notícias abre espaço para todos os seus leitores a participarem do 1º Debate entre os candidatos a Prefeito de Piúma, enviando perguntas para o e-mail espiritosantonoticias@gmail.com entre os dias 03 e 04 deste mês, no período das 13h30 às 8h00 do dia seguinte.

Lembrando que o leitor deverá se identificar, com nome e sobrenome e endereço completo. Apenas uma pergunta de tema livre, que será submetida a análise da equipe do jornal. A pergunta selecionada será sorteada entre os candidatos.   

Algumas Regras

  • O debate terá a realização de sorteio para cada bloco, 1 hora antes do início com a presença dos delegados (as) de cada coligação.
  • O candidato que fizer a pergunta terá direito de escolher qual candidato irá responder, sendo que, todos participarão com perguntas e respostas, apenas uma vez por bloco.
  • O debate tem previsão de duração entre 1h30min. a 2h00min.
  • O apresentador é radialista, reside e vota em outra cidade, Derik Ramos e a mediadora convidada do jornal, é mestre em cerimônia de Cachoeiro de Itapemirim Eliane Ferreira.
  • O debate será transmitido pelo canal do Jornal Espírito Santo Notícias no YouTube, na Fanpage do Jornal Rádio, na Rádio Piúma FM e Rádio Banana virtual.
  • Caso haja ofensa a um dos candidatos haverá possibilidade do direito de resposta a ser analisado pela banca organizadora do debate. Ficando previamente ajustado o tempo de um minuto para o candidato ofendido para se defender das acusações.  
  • As regras foram elaboradas pelo jornal e baseadas em debates já realizados pela Rádio Guaíra de Porto Alegre e o Portal Em Off Notícias de Cachoeiro de Itapemirim. Ressaltando que não existe nenhuma lei especifica que norteie debates pela internet, ainda assim o jornal seguiu o que dispõe a Resolução n. 23.610/2019.
Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade