Raul Seixas é tema do próximo espetáculo do Programa Vale Música

“Concerto Canta Raul”, dia 02 de novembro, no Teatro da Ufes, reúne Coral Jovem Vale Música, Coral de Empregados Vale e o cantor André Prando

Pai do rock brasileiro, herói da contracultura ou, simplesmente, o eterno Maluco Beleza: vários foram os títulos e definições dados a Raul Seixas ao longo de sua carreira. Nos 30 anos de sua morte, completados em agosto deste ano, o roqueiro baiano será o tema do “Concerto Canta Raul”, com o Coral Jovem Vale Música, o Coral de Empregados Vale e a participação especial do cantor e compositor André Prando. O espetáculo será no dia 2 de novembro, às 20h, no Teatro Universitário, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e integra o calendário de concertos do Vale Música neste segundo semestre, sempre com entrada franca. Os eventos contam com patrocínio da Vale e do Ministério da Cidadania, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Em atividade desde 2013, o Coral Jovem Vale Música reúne 45 integrantes e é um dos principais frutos do Projeto Vale Música Serra, que promove a educação musical para 200 alunos de 7 a 23 anos, na Estação Conhecimento da Serra, em Cidade Continental, e para 80 alunos atendidos no núcleo no Parque Botânico Vale, em Vitória.

Ao longo desse período o grupo realizou apresentações marcantes, entre as quais o concerto com Milton Nascimento (2013), o “Concerto da Copa” (2014),

o Concerto de Trilhas Sonoras de Filmes (2015) e a apresentação com Roberto Menescal (2016), em comemoração aos 80 anos do cantor e compositor. Outros destaques foram as homenagens à rainha do rock brasileiro Rita Lee e as participações no Festival de Inverno de Domingos Martins e no Festival Internacional de Corais, em Belo Horizonte, onde realizou intercâmbio artístico com o Projeto Social Inhotim Musical (MG).

Incorporado ao Projeto Vale Música em 2018, o Coral de Empregados Vale é formado por 25 integrantes e possui repertório diversificado, tanto nacional quanto internacional. O grupo costuma se apresentar nos principais festivais de corais do Estado e no ano passado participou do espetáculo em homenagem a Rita Lee.

Concerto Canta Raul

O “Concerto Canta Raul” terá regência do maestro Julliano Barcellos e o acompanhamento de uma banda formada por professores e alunos do Programa Vale Música. O repertório, de acordo com o regente, reunirá 18 canções de Raulzito, incluindo sucessos como “Maluco Beleza”, “Gita” e “Metamorfose Ambulante”, além de músicas menos conhecidas do compositor. “Como boa parte dos coralistas não conhecia a obra do Raul, o trabalho inicialmente consistiu em apresentar a sua história e as suas canções para os jovens”, conta o maestro. O passo seguinte, segundo ele, foi a elaboração do repertório. “Além dos clássicos, optamos por músicas consideradas como o lado B do Raul, entre as quais ‘Judas’ e ‘Cantar’. Nessas músicas tive mais liberdade para imprimir minha assinatura nos vocais”, explica Julliano, que criou 15 arranjos especialmente para o espetáculo.

Sobre a participação de André Prando no concerto, o maestro alimenta as melhores expectativas: “O André é uma referência para toda uma nova geração de músicos capixabas. Será especial tê-lo no palco com a gente, cantando de forma intensa e visceral”.

André Prando

Um dos expoentes da música contemporânea no Espírito Santo, André Prando iniciou a carreira musical em 2011, quando venceu o V Festival Prato da Casa (ES) e passou a disponibilizar suas apresentações e composições em plataformas como Soundcloud e YouTube. Em 2012, passou a fazer shows na Grande Vitória e em festivais no Espírito Santo.

Em 2014, estreou em disco com o EP “Vão”. Desde então, vem trilhando uma trajetória ascendente na música popular brasileira, pautada por um trabalho autoral original no qual mescla o rock aos ritmos brasileiros, com letras provocadoras, shows performáticos e álbuns marcantes como “Estranho Sutil” (2015) e “Voador” (2018). Além dos discos solo, o cantor participou das coletâneas “No abismo da alma – um tributo ao movimento Udigrudi” (2016), do selo TRAMP; ‘‘Faixa 6‘‘ (2017), do site Scream & Yell‘; e ‘‘Um grito que se espalha‘‘ (2018), tributo a Walter Franco produzido pelo site Scream & Yell.

 Sua discografia inclui ainda um DVD ao vivo (online) e os videoclipes ‘Última esperança’ (canção inédita de Sérgio Sampaio) e ‘Devaneio’, com os quais recebeu os prêmios de melhor videoclipe autoral no Festival de Clipes e Bandas (SP) e melhor produção de clipe no Festival de Audiovisual de Belém (PA), respectivamente.

Com a agenda sempre movimentada, fez shows por quase todo o Espírito Santo e em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará e Santa Catarina. Em outubro deste ano, André Prando foi uma das atrações do Palco Supernova do Rock in Rio 2019.

Esta será a segunda participação do cantor junto ao Projeto Vale Música. Em 2018, ele foi o solista convidado do espetáculo “Tributo a Elis Regina”. Agora, vai interpretar o repertório de um artista que está entre suas maiores influências. “A expectativa é de fortes emoções. Raul Seixas é uma grande inspiração como compositor, artista e na performance de palco. O que mais admiro nele é a ousadia ao falar sobre temas polêmicos, sempre de forma atemporal, com o objetivo de estimular o pensamento crítico”, comenta André Prando, que destaca ainda a pluralidade de Raul Seixas: “Ele gravou de tudo: forró, rock, baião… Procuro seguir seus passos ao não me prender a um só estilo”.

Para o cantor, dividir o palco com os jovens do projeto será uma oportunidade especial. “Cantar ao lado de jovens que estão participando do programa é incrível. Fico feliz por trocar experiência com uma galera tão talentosa”. Por sua vez, o maestro Julliano Barcellos promete uma apresentação eletrizante. “Quem for ao teatro esperando um coro parado cantando Raul Seixas vai se surpreender. Estamos preparando os coros para manter a intensidade durante todo o espetáculo. E o André é o nome ideal para transmitir essa energia com a gente”.

  • Repertório

Coral de Empregados Vale
1 Al Capone
2 Aluga-se
3 Medo da Chuva

André Prando – Solista
4 Cowboy Fora da Lei
5 Tente Outra Vez
6 SOS
7 Novo Aeon

Coral Jovem Vale Música
8 Cantar
9 Eu Nasci há 10 Mil Anos Atrás
10  Gita
11 Judas
12 Maluco Beleza
13 Metamorfose Ambulante
14 O dia em que a Terra Parou
15 O Trem das 7
16 Ouro de Tolo
17 Por Quem os Sinos Dobram
18 Sociedade Alternativa

Banda

Regência – Julliano Barcellos 

Piano – Matheus Cutini 

Baixo – Hugo Maciel 

Guitarra – Rômulo Quintelato 

Bateria – Allyson Silva 

  • Programe-se:

Concerto Canta Raul

Coral Jovem Vale Música e Coral de Empregados Vale

 Participação especial: André Prando

Regência: Julliano Barcellos

Data: 2 de novembro

Horário: 20h

Local: Teatro Universitário (Ufes)

Avenida Fernando Ferrari, 514, campus de Goiabeiras, Vitória.

Entrada franca – Retirada de um ingresso por pessoa na bilheteria do Teatro, no dia do evento, a partir das 19h.

Patrocínio: Vale e Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Apoio: Prefeitura Municipal de Serra e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da Serra.

  • Em consonância com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), o espetáculo irá disponibilizar tradução intérprete da Língua Brasileira de Sinais.
  • Saiba mais sobre o VALE MÚSICA

O Vale Música Serra é patrocinado pela Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal da Serra. O programa privilegia a linguagem universal da música e seus reflexos tanto no desenvolvimento humano e social, quanto na geração de trabalho e incremento de renda. Existe uma conexão natural entre

a música e a educação. No Vale Música Serra busca-se promover essa relação

através do fomento ao ensino musical, valorizando as características culturais locais e abrindo caminho para a formação de grupos musicais, corais, bandas e/ou orquestras.

A música também é uma linguagem ligada ao mundo dos negócios, que historicamente vem gerando oportunidades de trabalho e acesso a renda em todo o mundo, independentemente de geografia ou história. O entendimento da cadeia produtiva da música e o incentivo ao seu uso, de forma cada vez mais produtiva, também é objetivo do Vale Música.

Atualmente, o projeto patrocinado pela Vale atende 200 alunos de 07 a 23 anos, na Estação Conhecimento Serra, em Cidade Continental, e a 80 alunos no Núcleo do Vale Música, no Parque Botânico Vale, em Vitória.

O projeto conta com diversos grupos artísticos, como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, o grupo Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país.

Com uma trajetória de sucesso, constam em seu registro histórias de participantes que se tornaram músicos populares, educadores e concertistas, e

que romperam as fronteiras internacionais, registrando trabalhos nos EUA, Europa e Japão.

Em julho de 2019, a Vale Música Jazz Band ampliou seus horizontes com uma apresentação no tradicional Festival de Inverno de Ouro Preto (MG), juntamente com a Orquestra Ouro Preto, onde executou um programa musical

que reuniu números do jazz ao baião. Em setembro deste ano, a Vale Música Jazz Band apresentou-se pela primeira vez no I Love Jazz, um dos mais tradicionais festivais de jazz do país, em Belo Horizonte, juntamente com a cantora norte-americana Alma Thomas.

O intercâmbio fez parte do conjunto de ações do Programa Vale Música, iniciativa da empresa que prevê a integração de projetos patrocinados pela ela, como a Orquestra Ouro Preto (MG) e o Vale Música Serra (ES), além do Vale Música Belém (PA), Instituto Moinho Cultural (MS) e a Orquestra Sinfônica Brasileira (RJ).

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *