Quantos índios já morreram de Covid19 até o momento?


Isolados fazem milênios, num mundo exclusivamente deles, nossos índios não desenvolveram sistema imunológico nem defesas orgânicas às nossas doenças trazidas de além-mar nos porões das naus europeias que por aqui aportaram em fins do sec. XIV. Além de ratos baratas pulgas e toda sorte de insetos, trouxeram também os europeus uma gama de outras patologias desconhecidas pelos nossos silvícolas. Delas as mais assassinas que aqui chegaram mataram e continuam matando tribos inteiras são: a varíola, o sarampo, o cólera a blenorragia e as doenças pulmonares obstrutivas crônicas, entre outras.

O índio com as suas ervas, raízes e porções era capaz de curar a malária transmitida entre eles, mas vinha a óbito por falta de defesa orgânica se contraísse uma conjuntivite infecciosa transmitida pelo europeu. 

Hoje com o avanço da medicina e das drogas, o índio já consegue sobreviver a algumas das nossas “Patologias civilizadas”. Faço aqui uma ressalva ao Covid19 por tratar-se de patologia infecciosa gravíssima emergente, muitas vezes fatal até para o civilizado. Mesmo quando entubado e tratado dentro dos protocolos da Saúde, as chances de sobrevivência do índio a essa patologia são muito pequenas. Ao término dessa pandemia assassina, gostaria de saber, se por acaso ainda houver, fonte honesta e confiável nesse país relativa aos índios, o número aproximado de óbitos indígenas, e quantas tribos e etnias sobreviveram ao Covid19.Até lá, sem ter muito o que fazer a não ser orar e pedir ao “Grande Arquiteto” pelos meus irmãos da selva, vou infelizmente assistir com pesar e revolta a esse genocídio anunciado que estou fazendo com bastante antecipação. Qual o valor total da verba que a União destinou a todas as tribos do Brasil? Quem vai prestar contas de onde foi empregada? Quero ver e vou cobrar.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *