Publicada portaria que autoriza funcionamento dos IFES de Pedro Canário e Laranja da Terra/ES

Esse momento é resultado de mais um longo e intenso trabalho da senadora Rose de Freitas (MDB-ES) junto ao Governo Federal, em Brasília, para que os campi saíssem do papel e se tornassem realidade

O Diário Oficial da União (DOU) publicou ontem, quarta-feira (8), a Portaria 408, de 7 de junho de 2022, assinada pelo ministro da Educação, Victor Godoy, autorizando o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) iniciar as atividades dos campi de Pedro Canário e Laranja da Terra. Agora, em parceria com as prefeituras, a instituição poderá ofertar cursos de capacitação técnica e lançar edital para começar ainda este ano a construção dos edifícios que abrigarão as duas novas unidades.

Esse momento é resultado de mais um longo e intenso trabalho da senadora Rose de Freitas (MDB-ES) junto ao Governo Federal, em Brasília, para que os campi saíssem do papel e se tornassem realidade. Como presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) do Congresso Nacional, ela foi a responsável por viabilizar recursos no Orçamento da União suficientes para permitir o início das obras.

Com apoio da bancada capixaba, dos prefeitos e do próprio IFES, Rose ressaltou a importância da união de esforços. “O Espírito Santo ganha muito. Nós, quando estamos trabalhando para que Laranja da Terra tenha o seu IFES e Pedro Canário, lá na ponta, também tenha o seu IFES, é uma soma de esforços para a educação. É o caminho mais importante das nossas vidas, nós, pais, que queremos que nossos filhos estudem… os filhos que amanhã serão profissionais… é uma construção muito grande”, pontuou.


O ministro Victor Godoy reiterou as considerações da senadora capixaba ao valorizar o comprometimento de todos os envolvidos com essa realização. “Não fosse vocês acreditarem nesse projeto, terem trazido esse pleito aqui ao Ministério, isso não teria acontecido. Então, minha gratidão à senadora e também a todo o apoio que nós tivemos das prefeituras, do Instituto Federal, para poder fazer essa realização hoje aqui acontecer. Muito obrigado, mesmo!”.

OBRAS AINDA ESTE ANO, CURSOS E CONCEITO EDUCACIONAL 4.0

O reitor do IFES, Jadir Pela, que participou da solenidade no MEC, garantiu que as obras dos edifícios que abrigarão os campi nos dois municípios terão início ainda este ano. A instituição está resolvendo detalhes relacionados aos projetos para lançar nos próximos dias o edital para contratar a empresa responsável por erguer os empreendimentos.

“Nós temos que rapidamente projetar os dois campi, a nossa ideia é construir dois blocos. Estamos com nossa equipe de engenharia do Instituto Federal junto com os prefeitos trabalhando esse projeto e, logo, logo, nos próximos dias, nós já estaremos lançando um edital para construir os blocos para iniciar as nossas atividades”, garantiu.

Cursos – Quanto aos cursos que serão ofertados, o reitor assegurou que a definição será tomada democraticamente em conjunto com a comunidade. “Essa é uma discussão que vamos fazer com a comunidade, com as empresas, com as instituições, com os prefeitos, secretários, e com todos que tem interesse na implantação do nosso Instituto”.

Enquanto os prédios não ficam prontos e após definirem os cursos que serão oferecidos, o IFES dará início às aulas utilizando espaços cedidos pelas prefeituras até a conclusão das obras.

Educação 4.0 – Além disso, uma importante novidade nos campi: a implantação da educação 4.0 que tem como premissa oferecer uma aprendizagem envolvente, com uso de metodologias ativas.

“Posso afirmar a todos que nós queremos fazer, realmente, uma instituição com um potencial 4.0, ou seja, que os alunos tenham a oportunidade de estarem envolvidos em todas as áreas da tecnologia, independentemente da área do campus. Por exemplo: em Laranja da Terra é um campus agrícola, mas isso não significa que a gente não deva entrar nas questões tecnológicas. Vamos trabalhar para que a gente comece as obras ainda este ano”.

PREFEITOS SE EMOCIONAM E FALAM SOBRE COMPROMETIMENTO

Pedro Canário – Visivelmente emocionado ao presenciar a assinatura da portaria pelo ministro da Educação, o prefeito de Pedro Canário, Bruno Araújo, cidade situada na divisa com o estado da Bahia, foi às lágrimas quando elencou as necessidades mais urgentes do município e ressaltou o quão importante é a chegada do IFES para alavancar o desenvolvimento e as oportunidades para a população local.

“É uma emoção muito grande para o município de Pedro Canário, para mim como gestor deste município, estar dando um passo para que a gente possa efetivar essa história em nosso município, que é a construção e a implantação de um IFES. Só temos que agradecer a Deus, à nossa senadora por essa luta desde 2013 junto com o município, para que a gente possa efetivar de uma vez por todas essa instituição que transforma a nossa realidade educacional”.

Laranja da Terra – Já o prefeito de Laranja da Terra, Josafá Storch, município situado na divisa com o estado de Minas Gerais, na região Sudoeste-Serrana, ressaltou o comprometimento como um dos principais fatores para que este momento se tornasse realidade.

“Foi um momento de muita luta, muito desejo, muita vontade. Deus colocou em nosso caminho pessoas certas como a senadora Rose de Freitas, também o reitor Jadir Pela e toda a sua equipe, os deputados, toda a base do Espírito Santo”.

Para ele, a efetivação do campus do IFES na cidade representa o surgimento de novas esperanças. “Dali [com a implantação do IFES], com toda a certeza, surgirão novas esperanças. Nós teremos um município ainda melhor preparado para o embate – que é tão importante – do conhecimento, porque é só a educação que transforma e, graças a Deus, agora a região e Laranja da Terra terá um Instituto Federal, graças à senadora Rose de Freitas. Laranja da Terra está feliz com essa oportunidade de desenvolvimento”, comemorou.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *