Projeto de fisioterapia auxilia mamães do HIFA no período pós-parto

As mamães que têm seus bebês no Hospital Materno Infantil Francisco de Assis, HIFA, passaram a receber atenção mais que especial com o projeto Intervenções Fisioterapeutas no puerpério imediato, período posterior ao parto. A iniciativa começou há pouco mais de dois meses e partiu das voluntárias e recém-formadas em fisioterapia pela São Camilo-ES, Amanda Tobias Pansini e Amanda Carpanedo.

O objetivo do atendimento gratuito realizado a todas as mamães que desejam receber as orientações é auxiliar na recuperação, e prevenir possíveis problemas típicos deste momento como diástese abdominal (separação dos músculos reto do abdomen), incontinência urinária, entre outros.

Segundo a fisioterapeuta Amanda Carpanedo, se instituiu esse acompanhamento da fisioterapia no pós-parto como mais uma forma de dar atenção a essas mães.

As abordagens acontecem duas vezes na semana, nas terças e quintas-feiras, e vão se estender por cerca de um ano. “Nós iniciamos a assistência a essas mulheres após 6 horas do parto normal ou 8h quando é cesária e podem ser realizadas até o 10º dia após o parto. Nós orientamos na realização de exercícios e passamos técnicas que podem ajudar também na amamentação, como melhores posições que sejam confortáveis para mamãe e bebê”, esclareceu Amanda Carpanedo.

Após a alta, as orientações continuam. “A ideia era visitá-las em suas casas e dar continuidade ao trabalho, mas com a pandemia foi necessário adaptar. Então seguimos em contato com cada uma delas por whatsapp acompanhando a recuperação”, acrescentou Amanda Tobias Pansini.
O projeto tem a orientação da fisioterapeuta e professora Sabrina Cunha Vargas e a coorientação do fisioterapeuta do HIFA e também professor, Maxwell Pena Wotikosky. “Queremos mostrar a importância da atuação do fisioterapeuta a essas mães. As intervenções podem diminuir a dor por meio de orientações ergonômicas para o momento da amamentação, como sentar, como otimizar a circulação sanguínea e capacidade respiratória, que ficam alterada após o parto.

Para a coordenadora da maternidade, Rosely Freixo, o projeto só vem a agregar valor ao trabalho que a maternidade tem desenvolvido com excelência nos quase dois anos de funcionamento. “Nós reconhecemos a importância da fisioterapia, tanto para auxiliar na amamentação, como para proporcionar qualidade de vida a essas puérperas neste período. O HIFA visa sempre o melhor atendimento aos seus pacientes e acolheu com muita satisfação essa iniciativa”, explicou.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *