Projeto de Anchieta é finalista do Prêmio Biguá de Sustentabilidade

O projeto Cores da Terra, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Anchieta

O projeto Cores da Terra, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Anchieta, foi selecionado para a final da 8ª edição do Prêmio Biguá de Sustentabilidade. Criado pela TV Gazeta Sul, o prêmio tem objetivo de divulgar, valorizar e incentivar a preservação ambiental.

O projeto Cores da Terra foi desenvolvido em 19 escolas do interior do município por meio da coordenação de escolas do campo. A iniciativa constituiu em ensinar técnicas para elaboração de tintas para pinturas de casas a partir da utilização da terra. Alunos, professores e moradores de diversas comunidades do interior de Anchieta participaram das oficinas e já estão desenvolvendo a técnica. No ano passado foi realizada uma exposição para apresentação dos trabalhos nas escolas.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Carlos Ricardo Balbino, o intuito do projeto foi proporcionar aos professores e alunos das escolas do campo, o conhecimento sobre a técnica de uso da terra na elaboração de tintas, por meio de oficinas que são atividades complementares aos estudos já desenvolvidos nas escolas.

Conforme a coordenadora de escolas do campo, Ana Mara Rodrigues, a técnica de elaboração de tintas a partir do uso das terras constitui como excelente alternativa para pintura de moradias e construções no meio rural, contribuindo para o embelezamento das propriedades inseridas nos circuitos do turismo rural, harmonizando as cores da tinta com o ambiente natural das paisagens rurais.

O projeto tem parceria com outras secretarias municipais e com Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Sobre o Prêmio Biguá de Sustentabilidade

O Prêmio foi instituído em 2012 pela TV Gazeta Sul, com o objetivo de divulgar, valorizar e incentivar a preservação ambiental, premiando empresas, instituições, escolas e pessoas da sociedade sul capixaba, que destacam-se por praticar ações de proteção, recuperação, preservação e cuidado com o meio ambiente. O foco do Prêmio é difundir as “Experiências de sucesso no uso sustentável, preservando e recuperando os recursos naturais (solo, água, fauna e flora)”, envolvendo em especial produtores rurais, prefeituras, escolas e sociedade, despertando as pessoas para a importância do uso consciente e sustentável dos recursos naturais.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *