Projeto Batuque Diferente divulga estudantes selecionados para residência artística

O Grupo Batida Diferente divulgou os nomes dos três estudantes de percussão selecionados para participar da Residência Artística Batuque Diferente: Viviane Barreto da Silva, Israel Cardoso e Wagner de Souza Silva foram selecionados para participar da gravação de uma composição autoral do grupo, com produção e arranjo do professor de percussão Léo de Paula.

A Residência Artística Batuque Diferente foi contemplada pelo Edital 016/2020 – Coletivos Culturais, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), e contará também com uma oficina de ritmos brasileiros e africanos, aberta ao público em geral.

Os estudantes foram selecionados de acordo com os critérios de Desempenho Técnico-Musical e Análise de Currículo, mediante avaliação do trompetista do Grupo Batida Diferente, Ailton Jr., e do professor de percussão Léo de Paula. Atendendo aos pré-requisitos do projeto, todos são negros(as), estudantes de percussão de projetos sociais e instituições públicas e com idade entre 18 e 29 anos. Os candidatos e candidatas tiveram que preencher uma ficha de inscrição pela plataforma Google Forms, disponibilizada no Instagram do grupo Batida Diferente (@batidadiferente), e encaminhar um vídeo contendo um a performance musical própria de livre escolha, publicado no YouTube.

Os passos seguintes do projeto serão os ensaios presenciais, entre 14 de junho e 03 de julho, para afinar o entrosamento entre os músicos e os estudantes de percussão, e a gravação de uma composição inédita, intitulada “Pro Rapha”, em um estúdio na Grande Vitória. Composto por Ailton Jr., o single será lançado nas plataformas digitais em agosto.

Para o trompetista Ailton Jr., a Residência Artística tem o objetivo de promover a interação do Grupo Batida Diferente – coletivo musical especializado na fusão de jazz e música brasileira – com estudantes de percussão. “O projeto se propõe a valorizar a formação profissional de músicos negros e despertar a habilidade da composição. Uma palavra que o define bem é conexão. Conexão com pessoas diferentes que compartilham do mesmo objetivo e com histórias parecidas e de gerações diferentes”, explica o músico.

Samba

Ao final da Residência Artística, Léo de Paula vai ministrar uma oficina sobre ritmos brasileiros e africanos, aberta ao público em geral, na Estação Conhecimento de Serra, na Serra. Símbolo da identidade cultural brasileira, o samba será o foco principal da atividade. “Irei trabalhar os conceitos, padrões rítmicos e referências teóricas sobre o samba e seus fazeres: do samba de caboclo ao samba-enredo, passando pelo samba-jazz e o partido-alto, visando inspirar os participantes nessa viagem pelo mais representativo dos nossos gêneros musicais”, adianta Léo de Paula.< /span>

  • CRONOGRAMA DA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA “BATUQUE DIFERENTE”:

De 14 de junho a 03 de julho – Ensaios presenciais do Grupo Batida Diferente com estudantes de percussão selecionado(a)s;
De 04 a 10 de julho – Gravação do single “Pro Rapha”;
De 11 a 17 de julho – Oficina de ritmos brasileiros e africanos, ministrada pelo professor de percussão Léo de Paula, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, na Serra. Data e horário serão confirmados em breve.
Agosto – Lançamento do single “Pro Rapha” nas redes sociais do Grupo Batida Diferente.
Projeto selecionado pelo Edital 016/2020 – Coletivos Culturais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).

  • SOBRE O GRUPO BATIDA DIFERENTE:

O Grupo Batida Diferente foi criado em 2018 por quatro amigos e alunos do Projeto Vale Música Espírito Santo, com o objetivo de divulgar a música instrumental brasileira e internacional. Com influências de Roberto Menescal, Sidmar Vieira, João Bosco, João Donato, Daniel Alcântara, Miles Davis, Chet Baker, John Coltrane, entre tantos outros, o grupo é formado atualmente por Ailton Junior (trompete), Leonardo Rodrigues (contrabaixo), Igor Cowosque (violão/guitarra) e Allyson Silva (bateria).

São quatro músicos da nova geração do município da Serra, no Espírito Santo, que vêm construindo sua carreira musical com significativas experiências artísticas, tendo a oportunidade de se apresentarem nos principais festivais do Estado, entre os quais o Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins (2018), o Vila Velha Jazz & Blues Festival (2019) e o Marien Calixte Jazz Music Festival (2019).

Os integrantes do Grupo Batida Diferente participaram de masterclasses, oficinas e workshops com músicos renomados como Rafael Rocha (ES), Célio Paula (ES), Dino Rangel (RJ), José de Arimatéa (RJ), Toninho Horta (MG), Rui Carvalho (AM) e Ney Conceição (PA). Além disso, o líder do grupo, Ailton Junior, participou de residência artística com a Orquestra Sinfônica Brasileira em 2019, culminando com um concerto realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em 2018, o Grupo Batida Diferente foi contemplado no Edital de Coletivos Juvenis da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), realizando quatro concertos didáticos para 580 alunos em escolas da Rede Pública da Serra.
Com a Vale Música Jazz Band, da qual são integrantes, apresentaram-se ao lado de grandes nomes como o maestro Gilson Peranzzetta, o trompetista do grupo Afrojazz, Eduardo Santana, o cantor norte-americano JJ Jackson e as cantoras Alma Thomas, Indiana Nomma, Ekaterina Bessmèrtnova, Nicole Falcão, Amélia Barretto e Tamires Casotto; ainda com a Vale Música Jazz Band, tocaram nos principais teatros de Vitória e participaram de diversos festivais como o Festival de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins, o Festival Fábrica.Lab, o Festival de Jazz & Blues do Museu Vale, o Festival I Love Jazz, em Belo Horizonte (MG), e o Festival de Inverno de Ouro Preto (MG).  
Nos últimos dois anos, diante da pandemia da Covid-19, o grupo manteve a rotina de ensaios, estudos de novos arranjos, pesquisas e criações artísticas, utilizando-se de ferramentas tecnológicas para dar sequência a suas atividades.

  • SIGA O GRUPO BATIDA DIFERENTE NAS REDES:

Instagram: @batidadiferente
Facebook: https://www.facebook.com/grupobatidadiferente

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *