Programa Formação pela Escola oferece mais de 300 vagas para cursos gratuitos

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro de Itapemirim ofertará 330 vagas para cursos online gratuitos do Programa Formação pela Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na modalidade à distância.

As vagas serão divididas em três formações: 110 para Siope (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação), 110 para o curso Educacenso (Censo escolar da educação básica) e 110 para Competências Básicas. Todos os cursos têm duração de dois meses, com carga horária total de 60h, cada.

Podem participar cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE, profissionais da educação e, também, pessoas interessadas em conhecer as ações e os programas do FNDE.

As inscrições deverão ser feitas também de modo on-line, na próxima segunda-feira (31). Para saber mais, os interessados podem acessar o banner informativo que se encontra na página principal do portal da Prefeitura de Cachoeiro(www.cachoeiro.es.gov.br).

As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada das solicitações de matrículas completas.

Cursos

SIOPE (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação): esclarece sobre o registro no Siope de informações referentes a receitas e investimentos públicos em educação de cada unidade federativa. Sendo assim, apresenta informações referentes à origem do sistema, sua concepção, objetivos, características, funcionalidades e principais parcerias. Descreve, ainda, de maneira detalhada, como cada unidade federativa deve instalar o sistema, preencher as planilhas referentes às receitas e à aplicação de recursos (despesas) públicos com educação e o processo de transmissão desses dados.

EDUCACENSO (Censo Escolar da Educação Básica): disponibiliza informações que visam capacitar profissionais da educação para o correto preenchimento das informações do Censo Escolar da Educação Básica, bem como a conselheiros e cidadãos com a finalidade de conscientizá-los sobre a importância do acompanhamento e do controle social para o cuidadoso e fidedigno preenchimento dos dados.

COMPETÊNCIAS BÁSICAS: disponibiliza informações sobre as políticas públicas, na área da educação, executadas pelo governo federal, o financiamento dessas políticas e o papel do FNDE no apoio a efetivação dessas políticas. Agrega informações relativas às políticas públicas na área social, particularmente no campo da educação, suas formas de financiamento e de controle social. Aborda, ainda, o apoio do FNDE às políticas públicas voltadas para a educação básica.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *