Procura por cursos do Sebrae no ES já supera todo o ano de 2019

A pandemia do novo coronavírus está levando muitos empreendedores e potenciais empresários a buscarem mais qualificação, de modo online. De acordo com levantamento feito pelo Sebrae/ES, as inscrições nos cursos oferecidos pela instituição  já superaram todo o ano de 2019. De janeiro a dezembro do ano passado, 25.121 empreendedores capixabas inscreveram nos cursos EAD. Este ano, só no primeiro semestre, foram 27.604 inscrições.

Se for comparado apenas o período entre janeiro a 10 de julho, as inscrições nos cursos tiveram um aumento de 140%. Em 2019 foram 12.127 inscrições, enquanto em 2020 os números chegaram a 29.050.

O aumento pela procura se deve, principalmente, pela crise causada pela pandemia do novo coronavírus. “Muitos empresários precisaram fechar suas portas, seja de forma momentânea, devido ao isolamento, ou de forma definitiva, por dificuldades financeiras e falta de clientes. E muitas pessoas perderam seus empregos e viram no empreendedorismo a oportunidade para obter renda. E os cursos do Sebrae, gratuitos e online, estão sendo a fonte de informações e orientações que eles tanto precisam”, explica o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

O curso mais procurado é o de Marketing Digital, com 3.726 inscrições. Com o isolamento social muitos empresários passaram a vender seus produtos de modo online. Dessa forma, o marketplace, uma plataforma até então adotada por poucos, passou a ser não apenas uma possibilidade de negócios, mas uma necessidade de sobrevivência. “Os empreendedores passaram a procurar o Sebrae para aprender a usar o digital, para conquistar novos clientes e aumentar o alcance de suas vendas”, afirma Rigo.

Nesse momento de pandemia, em que as empresas precisam enfrentar a ausência presencial dos clientes, a busca por novas ferramentas de venda online tornou o marketing digital algo muito poderoso em relação ao tradicional. O alcance, a interatividade com o consumidor e o foco de investimentos é maior. Além disso, o empresário tem a possibilidade de monitorar melhor os resultados das ações. O mesmo acontece em relação à gestão financeira, o segundo curso mais procurado no Sebrae/ES, com 3.310 inscrições. Nele, o empreendedor aprende a fazer o fluxo e o controle de caixa da empresa, além de estoques, entre outras ações.

Outra capacitação bastante procurada é o curso “Aprender a Empreender”, que recebeu 1.602 inscrições. Nele são ministradas aulas sobre mercado, marketing aplicado ao cotidiano, apuração de resultados, entre outras disciplinas.

Os interessados em fazer algum curso online do Sebrae/ES pode acessar o link http://bit.ly/cursos_Sebrae

Os cursos mais populares (por matrículas):

1.Marketing Digital para o Empreendedor – 3.726
2.Gestão Financeira – 3.310
3.Aprender a Empreender – 1.602
4.Gestão de Pessoas – 1.372
5.Atendimento ao cliente – 1.317

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *