Preta é empossada na Câmara de São Mateus e promete trabalhar para todos, fiscalizando e buscando soluções as demandas

Tomou posse na manhã desta segunda-feira a sua cadeira definitiva na Câmara de São Mateus, Preta

Preta está ladeada da secretária Municipal do PSB Mulher de Linhares, Luzia Alvarenga, de Edleuza de Aracruz, Sonia Damasceno, secertária Estadual do seguimento de Mulher do PSB, da secertária municipal da mulher de São Mateus Zilnete dos Santos, Pastor Jorge

Casa lotada, com discursos de empoderamento da mulher e presenças ilustres, foi assim a sessão extraordinária realizada na Câmara Municipal de São Mateus, nesta segunda 30, que empossou Elizangela Cistina Nascimento, a Preta do PSB para o mandato de vereadora.

Preta agradeceu a todos os presentes, o chefe de gabinete da vice-governadora, Pastor Jorge Rodrigues Filho que enalteceu a mulher no discurso e pontuou as qualidades e dedicação da vereadora Elizangela. Aos pares presentes, enalteceu o presidente da Casa, o amigo vereador de Sooretama e todos os que estavam em sua posse definitiva para o mandato de vereadora.

Com um discurso sereno, Preta disse que quer o diálogo dentro do Poder Legislativo, e também conta com o apoio do Governo do Estado e também com o cenário nacional em busca de soluções para as demandas de São Mateus.

Emocionada Preta garantiu: “Nunca foi fácil para mim. Só eu e Deus e alguns amigos mais chegados sabem das humilhações que passei para hoje está aqui, e com o apoio de muitos amigos nós conseguimos. Hoje temos um mandato. Nós exercemos o mandato de forma interina por 120 dias, trabalhamos muito e agora o que vamos fazer, é continuar trabalhando muito em prol do povo da nossa cidade”, frisou.

A vereadora que traz na bagagem as lutas sociais promete cuidar do povo que tá sofrendo muito, segundo ela. ‘A cidade de São Mateus tem demandas urgentes, mas nós temos coragem, ousadia e determinação e estamos prontos para buscar soluções com articulações e diálogos junto a Prefeitura, ao Governo do estado e Governo federal. Povo de São Mateus, contem com essa amiga. Estou aqui a disposição de todos vocês”, afirmou.

Para encerrar o seu discurso de posse, a vereadora citou Michelle Bachelet, ex-presidente do Chile: “Para mim, uma melhor democracia é uma democracia onde as mulheres não têm apenas o direito para votar e eleger, mas a de ser eleita.”

Garra, humildade e lealdade são adjetivos que estão grudados em Elizangela que quer trabalhar para todos.

Entre os presentes, o prefeito de São Mateus Daniel

Outras presenças

Marcaram presença também na posse de Preta, Simone Cassini, representando a Prefeitura de São Mateus e também a secretária Estadual do seguimento de Mulher do PSB, Sonia Damasceno, que fez um belíssimo discurso na Tribuna da Casa de Leis.  

“Preta, como Secretária Estadual de Mulheres do PSB, vou dar essa importante informação: você se torna hoje a octogésima nona vereadora que estão distribuídas em cinquenta e sete Câmaras legislativas. Com você o PSB conta agora com dezoito mulheres com cadeiras parlamentares. Essa Câmara e o povo de São Mateus, ganham agora uma fantástica política, que traz seu entusiasmo e seu compromisso com a defesa e promoção de melhores meios e modos do poder público atender a população, notadamente os mais pobres, mais vulneráveis e mais dependentes da atuação desta Casa de Leis”, frisou Damasceno.

Preta e Sônia

Para Sônia que representou o presidente estadual do PSB na Posse de Preta, a pauta feminina estará garantida na plataforma de trabalho da vereadora, com seu olhar atento para a saúde da mulher, que exige mais atenção pela complexidade das nossas necessidades, inclusive com as mais jovens. “Olhar atento às condições de acesso ao ensino escolar regulamentar e ao profissional, porque é na boa formação que vamos avançar para a completa emancipação feminina. E também não meça esforços para usar a tribuna dessa casa, suas comissões e mesa diretora, para denunciar, coibir, enfrentar e punir toda e qualquer forma de violência contra as mulheres. Que seu mandato seja o alto-falante que transmita força, fé, esperança e confiança, para que as mulheres recorram. E também os homens que venham apoiar e fortalecer sua luta”, ressaltou Sonia Damasceno.

120 dias

Preta exerceu o mandato de forma interina de 01 de fevereiro a 07 de maio, quando completou a licença de 120 dias de Robertino Pedro de Assis, preso pela Polícia Civil – PC, no final de dezembro de 2021, acusado de estupro de vulnerável.  Preta é 1ª suplente do vereador que foi afastado por faltar sessões no plenário sem justificativa.

Elisangela esteve no mandato por 120 dias, período em que o vereador Roberto Pedro de Assis estaria de licença, uma vez que fez a solicitação à Câmara de 120 dias de afastamento. Enquanto está preso acusado de ter abusado sexualmente de duas sobrinhas/afilhadas de 12 e 16 anos Robertino tentou por todas as vias conduzir o mandato de dentro da prisão, usou todos os contatos políticos para tentar se segurar, mas acabou perdendo o mandato por faltar diversas sessões na Câmara de São Mateus.

A licença do vereador já havia sido esgotada e ele tentou pedir mais 120 dias, porém, o Regimento Interno da Casa de Leis não permite, e como todos sabem ele solicitou licença para ganhar tempo, enquanto permanece preso. “Ele queria mais 120 dias, mas o Regimento não permite. Eu tive que me afastar três sessões que foram dia 14, 17 e 24 e ele não deu justificativa pelas faltas, porque ele queria mais três meses para resolver problema pessoal, só que a lei não permite. Ele não quer resolver problema pessoal porque está preso por estupro de vulnerável desde o dia 20 de dezembro. Agora vamos tomar posse definitivo porque o vereador perdeu o mandato”, explicou Preta.  

São Mateus como qualquer outra grande cidade tem os seus gargalos e as demandas são urgentes. Contudo, Preta tem coragem, ousadia e determinação, sabe dos desafios e está pronta para buscar soluções com articulações e diálogo, junto aos demais pares na Casa de Leis. Uma preocupação da socialista é com a oferta de mais oportunidade de trabalho e geração de renda. Ela sabe que as conquistas são lentas e necessitam de articulação, por isso, aposta numa parceria com o Executivo e demais poderes. “A expectativa é de muita coragem, fé e esperança que São Mateus, uma cidade polo, possa crescer. Sonho com isso”, disse.  

Entenda

Na sessão do dia 10 de maio, o presidente da Câmara, Paulo Fundão, comunicou o indeferimento de renovação por mais 120 dias de Robertino, seguindo o parecer da Procuradoria do Legislativo e destacando que a Lei Orgânica do município e o Regimento Interno da Câmara veda a possibilidade de afastamento por mais de 120 dias.

Desta forma Paulo Fundão frisou que automaticamente o mandato foi reassumido por Robertino, com Preta voltando a ser suplente, não participando já da sessão do dia 10.

Em cana, o vereador também não pode comparecer as sessões seguintes, dos dias 10, 17 e 24. Com base no artigo 244 do Regimento Interno da Casa de Leis de São Mateus, Robertino acabou perdendo o mandato por não comparecer a três sessões ordinárias consecutivas, sem justificativas, bem como as cinco extraordinárias consecutivas, salvo licença ou missão autorizada, conforme explicou o presidente do Legislativo.

Preta assume certa de que há muito trabalho a se fazer na Câmara e promete não ficar presa a gabinetes, uma vez que ela já é líder e mulher ativa nas áreas comunitárias.       

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *