Presidente Kennedy: Educação é a bandeira da libertação

A Prefeitura investe pesado desde a educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental, Técnico, EJA, superior, pós-graduação, mestrado e doutorado

O município de Presidente Kennedy acredita na educação como principal mola de empoderamento do indivíduo. Nesse sentido não economiza, investe pesado e a determinação da prefeita Amanda Quinta é buscar o aluno em casa e colocar todos na sala de aula.  O objetivo preparar os munícipes para a vida, para as oportunidades, para mudar de vida, para serem independentes e livres.

A educação oferecida pela rede municipal de Presidente Kennedy é a terceira mais bem avaliada no Estado, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os dados divulgados recentemente pelo Ministério da Educação, referentes a 2015, apontam que os investimentos da Prefeitura na área têm alcançado os objetivos.

Kennedy saltou quase 30 posições após investimentos maciços da administração da prefeita Amanda Quinta Rangel. Desde 2013 a cidade é a que mais investe em educação por aluno em todo o Espírito Santo – de acordo com dados do Anuário de Finanças dos Municípios Capixabas, mantendo uma média de R$ 15 mil per capita na área. Resultado disso, a cidade já superou a meta nacional projetada para 2021 (6.0 pontos), em quatro pontos.

Em 2014, a Prefeitura Municipal de Presidente Kennedy concedeu aumento salarial de 57,53% para os professores da rede municipal de Educação. Os mais de 300 profissionais recebem ainda outros benefícios como tíquete alimentação e abono salarial.

Além disso, Presidente Kennedy investe no Programa do Desenvolvimento da Educação Superior e Técnico (Prodes), com bolsas de estudos para cerca de 800 kennedenses nas faculdades dos municípios vizinhos, além de pós-graduação e mestrado.

Todos esses investimentos são para profissionalizar a população local, criando mão de obra qualificada, para atender as expectativas de demandas de surgimentos de novos postos de trabalho.

Dilzerly aposta na Educação como ferramenta de empoderamento do indivíduo

 

 

Tem de tudo

A Prefeitura através da Secretaria de Educação concede todo o apoio: uniforme, material escolar, seis refeições, contando com o desjejum nas creches, transporte escolar, monitores, segurança nas escolas, bolsa para cursos técnicos, universidades, pós-graduação, mestrado e doutorado. Em 2018, só o Prodes foi investido R$9 milhões, mas em compensação, 487 universitários já se formaram e estão com os diplomas nas mãos. Mais de 80 professores cursam mestrado e mais de 500 estão matriculados nas 21 faculdades, inclusive, 42 estudam medicina.

De acordo com a secretária de Educação, Dilzerly Machado Tinoco, Presidente Kennedy busca a educação que contemple o educando na sua totalidade. Assim, a escola necessita oferecer desde a base condições para que esse aluno tenha um desenvolvimento global e a comunidade escolar precisa estar engajada de maneira que os espaços e tempos estejam organizados para receber este aluno. Assim, a educação pode formar uma personalidade e fazer com que o indivíduo desenvolva o saber. “É através dela que uma pessoa se integra nas atividades escolares, se socializa, se liberta, se comunica e se orienta, dessa maneira, um cidadão se torna mais crítico, tem mais oportunidades de emprego e melhoria na sua própria qualidade de vida. A importância de aprender para si mesmo é compartilhar os conhecimentos com os outros é através desse compartilhamento que a educação atua diretamente no desenvolvimento econômico, social e cultural”, explicou Dilzerli.

Baseado nos princípios da equidade das escolas como foco da Secretaria de Educação e do aluno como foco da escola, a Secretaria de Educação preocupa-se  com a estrutura física de suas unidades de ensino e com a formação dos docentes e demais funcionários, vislumbrando o bem estar do educando, sendo assim, a infraestrutura física da rede escolar deve merecer destaque nas políticas públicas destinadas a assegurar o acesso e a permanência do educando na escola, com dignidade, justificando os investimentos financeiros e obras de construção, ampliação, recuperação, manutenção e aquisição de materiais e equipamentos escolares.

 

Kennedy Educa Sempre

 

A Educação está lançando o Projeto Kennedy Educa Sempre aprovado através da Lei no 1398/2019 destinado exclusivamente a Educação de Jovens e Adultos ampliando a oferta para todas as Unidades de Ensino da Rede Municipal. Ainda para o biênio 2019/2020 a Educação ganhará mais duas Unidades de Ensino, a EMEIEF Barra de Marobá com uma infraestrutura de primeiro mundo e o CMEI de Jaqueira, ambas em fase de construção.

 

BOX

A Secretaria Municipal de Educação na atual gestão está realizando vários feitos

– Reforma de todas as Unidades de Ensino da Rede Municipal;

– Construção e Inauguração do CMEI Santa Lúcia;

– Capacitação dos Servidores Municipais (Monitores de Transporte, Monitores de Informática, Auxiliares de Educação Infantil e Cuidadores);

– Curso de Formação Continuada para Professores da Educação Infantil, ensino Fundamental e Educação Especial);

– Curso de Capacitação de Brigada de Incêndio para Vigilantes e Porteiros;

– Elaboração e Aplicação de Simulado Mensal para todos os alunos da Rede Municipal de 1º ao 9º ano com premiação para os alunos destaques;

– Desenvolvimento permanente de ações de qualificação dos munícipes nos diversos níveis de educação Técnica e Profissional (graduação, especialização, mestrado e doutorado) através do PRODES;

– Custeio do Transporte Escolar, inclusive para os universitários (Campos e Cachoeiro);

– Alimentação escolar de qualidade com diversidades no cardápio: frutas, verduras, legumes;

– Aquisição de Mobiliário (armários, estantes, mesas e cadeiras);

 

– Aquisição de materiais pedagógicos entre eles: livros para educação infantil e ensino fundamental dando ênfase a alfabetização nos anos iniciais;

– Valorização dos estudantes no município, buscando desenvolver projetos nas diversas áreas do conhecimento.

 

 

 

Foto da prefeita com os alunos (SEME)

Foto da inauguração da Creche de Santa Lúcia (SEME)

Foto da construção da escola de Marobá (SEME)

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *