Prefeitura realiza investimentos na educação de Piúma/ES

Uma gestão voltada para melhoria da educação. Esse é o foco da prefeitura de Piúma, que completa 9 meses de investimentos, buscando efetivar melhorias para a Educação Municipal. Através da Secretaria Municipal de Educação (SEME), foram realizadas diversas ações nesses primeiros meses de administração.

Neste ano de 2021, a rede municipal adotou o modelo híbrido de ensino, que prevê atividades presenciais e não-presenciais. Desse modo, foi feito, inicialmente, o planejamento e a organização do calendário letivo, garantindo a quantidade de dias e horas previstos em lei. Além disso, nesse contexto de pandemia, visando a segurança no retorno às aulas, a SEME forneceu aos seus servidores os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e se empenhou para que a vacinação dos profissionais de educação ocorresse de forma rápida.

Em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), a Secretaria Municipal de Educação também realizará a testagem RT-PCR em seus funcionários e alunos. Ademais, a SEME está realizando capacitações, em conjunto com a SEMSA, aos trabalhadores da educação, sobre as medidas de prevenção e controle da COVID-19 e monitorando semanalmente o cumprimento dos protocolos estabelecidos na Portaria Conjunta SEDU/SESA nº 001-R/2020.

No campo pedagógico, a SEME desenvolveu projetos de leitura nas escolas, aderiu à Estratégia Busca Ativa Escolar, implementou o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para os estudantes com deficiências e ainda iniciou o programa municipal de reforço escolar para o fortalecimento e consolidação da aprendizagem.

A SEME buscou parcerias e viabilizou a participação dos professores da rede municipal, em formações ofertadas pelo Ifes, pelo governo do Estado e também pelo Ministério da Educação (MEC), uma vez que a formação continuada é uma preocupação constante, quando se deseja como produto final uma educação de qualidade.

Outro ponto de destaque é o investimento no quadro de servidores, sendo realizada a contratação de 131 profissionais entre professores e pedagogos, que atendem desde a Educação Infantil do nono ano ao Ensino Fundamental 2, e de 66 assistentes de sala. Também foi aberto o processo para a contratação de assistentes de creche, tudo isso visando manter a gestão educacional em perfeito funcionamento.

No que diz respeito a Alimentação Escolar, a secretaria tem oferecido merenda de qualidade com um cardápio personalizado, conforme às necessidades nutricionais dos estudantes, tendo em vista a importância da alimentação saudável para o crescimento e o rendimento escolar. Mesmo durante o período de aulas remotas ou não obrigatórias, as famílias dos alunos foram contempladas com a distribuição de cerca de 3.000 kit’s verdes, adquiridos a partir da agricultura familiar do município, e a entrega de cerca de 5.250 kit’s de alimentação escolar, atendendo a mais de 1.800 famílias, em três entregas que ocorreram nos meses de maio, junho e julho.

A equipe da SEME tem buscado convênios para a aquisição de computadores, mobiliários, reformas e outras melhorias para as escolas municipais, demonstrando que Educação é um assunto sério.

O esporte educacional também está no planejamento. O Projeto Juntos, que revelou vários atletas ao longo dos anos, foi retomado no Centro Esportivo Elzinha Nery, com pontos de atendimentos nas quadras esportivas das escolas municipais, oferecendo aulas em sete modalidades esportivas levando aos estudantes novas possibilidades de alcançarem um futuro melhor por meio do esporte.

“Tudo o que fazemos é para que a nossa amada cidade prospere. Além dessas ações, a secretaria busca incansavelmente conhecer ainda mais as reais necessidades da educação municipal e a partir delas, traçar metas e estratégias para alcançar uma educação de qualidade para todos”, disse a secretária Alzimaira Layber Marcarini.

foto ilustração: vecteezy

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *