Prefeito de Vargem Alta/ES é eleito presidente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo – CISABES

Na última sexta-feira (06), o prefeito de Vargem Alta/ES, Elieser Rabello foi eleito o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo (CISABES), que conta com 24 municípios consorciados.

A reunião foi realizada de maneira online, devido a convocatória de emergência da assembleia, uma vez que o então presidente e prefeito de Alfredo Chaves, Fernando Videira Lafayette, solicitou renúncia da função na segunda-feira (02).

Elieser foi eleito por unanimidade pelos 19 municípios presentes no encontro. O prefeito agradeceu a confiança depositada pelos respectivos representantes e falou dos desafios à frente do consórcio. “Temos grandes missões pela frente e uma delas é o marco regulatório do saneamento. Temos que nos unir e fortalecer para conseguir melhorar as condições de vida dos nossos munícipes. Vamos trabalhar para garantir e aprimorar condições de saneamento, tratamento de água e esgotamento sanitário dos municípios que estamos representando”, finalizou Rabello.

O diretor executivo do consórcio, André Toscano, esteve no município e parabenizou o prefeito. “Parabenizar o prefeito Elieser pela eleição. Ele se mostrou uma liderança em nosso estado. Agradeço pelo comprometimento pela coisa pública. O Cisabes ganha muito com a sua participação, prefeito”.

O CISABES é um Consórcio Público criado com base na Lei 11.107/2005. O CISABES possibilita a gestão associada relacionada a ações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana.

Com o objetivo de aumentar a cobertura de saneamento básico, capacitar os profissionais e melhorar os serviços ofertados a população, foi implantado em novembro de 2011 o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo (CISABES). O Consórcio é formado pelos 25 municípios, onde a gestão das ações de saneamento básico é de responsabilidade dos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAE), beneficiando aproximadamente 1 milhão de habitantes. Atualmente, aproximadamente 1/3 do Estado é atendido exclusivamente por serviços municipais de saneamento.

Por meio do CISABES, os municípios realizam contratações de profissionais especializados com custo diluído, compras conjuntas por meio de licitação compartilhada, capacitação de seus profissionais, elaboração de projetos de água e esgoto para autarquias e reivindicação de recursos nas diversas esferas do governo.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *